Macacas movem robô com a mente


Pesquisadores buscam analogia com humanos


Uma equipe liderada pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que trabalha na Universidade Duke (EUA), atingiu um feito inédito na cibernética: dois primatas operaram uma máquina - no caso, um braço mecânico - apenas com o pensamento.

Para isso, os cientistas implantaram microeletrodos em áreas do córtex cerebral envolvidas no comando do movimento muscular, de duas fêmeas de macaco reso (Macaca mulatta). Os animais foram ensinados a jogar um videogame com ajuda de um joystick. Os macacos tinham de levar um cursor por uma tela e depositá-lo em um alvo.

Enquanto os primatas jogavam, os microeletrodos captavam a atividade cerebral e, por uma série de cabos, os sinais elétricos eram enviados para outra sala, onde o braço se movimentava. Progressivamente, a equipe reduziu a dependência do joystick, até que os macacos percebessem que podiam cumprir a tarefa apenas com o pensamento.

Essa não é a primeira vez que uma máquina foi ligada ao sistema nervoso. A diferença é que os experimentos anteriores usavam nervos periféricos, enquanto Nicolelis usou células cerebrais. A intenção, afirma o brasileiro, é ajudar pessoas com lesões ou doenças degenerativas no sistema nervoso. Agora os pesquisadores buscam analogias entre os sinais nervosos de macacos e de humanos para testar a técnica em pessoas.

Controle motor
Inicialmente as macacas utilizam o
joystick para movimentar o braço
mecânico

Controle mental
Com o passar do tempo os animais percebem que podem mover o braço com o pensamento

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home