Programas para roubar senhas proliferam no Brasil

A Network Associates (NAI) divulgou nesta semana a lista dos 10 piores malware (códigos maléficos) para clientes brasileiros de Internet Banking ou serviços financeiros. A lista é composta, em sua maioria, por worms que se autopropagam por e-mail e roubam dados e senhas das vítimas.

A lista é liderada pelo Mimail, nas suas variações Mimail.c e Mimail.i. O worm, que tem causado preocupação no mundo inteiro, tenta furtar os dados do cartão de crédito da vítima disfarçando-se de mensagem do serviço online PayPal, usado para transferência de dinheiro. A mensagem não apenas usa o texto e um endereço falso para enganar as vítimas, mas também contém um programa anexo, criado com o logotipo do PayPal, que coleta as informações pessoais e dados de cartão de crédito dos internautas.

Logo após as variantes do Mimail, a NAI listou o worm Spybot.worm.rp, que furta nomes de usuário e senhas simples da máquina infectada. Além disso, ele pode se espalhar automaticamente por redes locais e tenta fazer conexões com servidores IRC (Internet Relay Chat), abrindo as portas para atacantes que desejem controlar a máquina infectada ou usá-la em ataques de negação de serviço (DoS). O Spybot se esconde na pasta do sistema Windows e pode usar o nome "xbox64.exe" ou "netd32.exe".

O quarto malware mais periogoso da lista é o Darker.worm!p2p, worm que permite que atacantes controlem a máquina infectada também via servidores IRC (Internet Relay Chat), além de possibilitar o uso do sistema em ataques DoS. O Darker é distribuído por e-mail disfarçado de "atualizações urgentes do Microsoft Windows OutLook Express". O conteúdo do e-mail infectado anuncia as tais atualizações falsas e também o arquivo anexo, chamado Av_patch.exe. Caso o usuário execute esse arquivo, o Darker se copia para o diretório do Windows com o nome de "svchost.exe" e cria uma chave de registro para executar o worm sempre que o computador for reiniciado. Depois de infectar a máquina, o worm se conecta com o servidor IRC gotroot.darktech.org, entra num canal de bate-papo específico e lá aguarda ordens remotas do atacante. Com isso, o atacante pode encerrar mais de 500 processos no computador infectado, até mesmo programas antivírus e firewall.

A quinta ameaça citada é o cavalo-de-Tróia PWS-IM, que rouba informações bancárias e senhas capturadas do teclado ou cliques do mouse. Segundo a NAI, existem muitas variantes desse trojan, mas geralmente ele se instala na pasta do Windows com o nome "wfwnet.exe". O PWS-IM cria vários arquivos na pasta Windows para salvar os dados capturados, que são enviados para o e-mail portal.001@terra.com.br. O trojan abre janelas do Internet Explorer com os nomes dos principais bancos brasileiros, como Itaú, HSBC, Banerj, Banco1.net, Sudameris, Real - ABN AMRO, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banespa, além de Citibank e BankBoston.

O Keylog Spider é o próximo da lista de malwares e também captura informações clicadas e digitadas na máquina infectada, enviando-as para e-mails específicos. O Spider também se instala na pasta Windows e a rotina dele é muito parecida com a do PWS-IM. O sétimo malware citado foi o Naldem, que vem como spam para as vítimas e avisa que "há um cartão eletrônico" disponível para o internauta. O link, no entanto, causa um erro na máquina enquanto o vírus infecta o sistema.

Logo em seguida, está o worm Lovsan.worm.a, que usa a vulnerabilidade do RPC DCOM do Windows, descrita no boletim MS03-026, para fazer o download do worm Blaster, além de permitir que um atacante controle a máquina infectada. O nono malware é o worm Nachi, que também se aproveita da vulnerabilidade do RPC DCOM do Windows para controlar a máquina. O décimo malware citado é o Spyware DCToolbar, que chega por e-mail e é executado automaticamente para interceptar os endereços da web visitados pelo Internet Explorer.

 InfoGuerra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home