Projeto cria mapas completos da Internet
 

Rafael Rigues

A equipe do projeto Opte, iniciado em outubro deste ano, anunciou nesta semana o término de seu primeiro mapa completo da Internet. Mostrando mais de 13 milhões de hosts, o mapa, que no futuro será atualizado diariamente, é uma espécie de "instantâneo" da rede mundial de computadores.

O mapa se parece com um emaranhado de linhas de diferentes cores, onde cada cor representa uma área do mundo. As linhas em vermelho são redes localizadas na Ásia e região do oceano pacífico, as verdes representam a Europa, Oriente Médio e Ásia Central, o azul é a América do Norte e o amarelo é usado para a América Latina e Caribe. Os endereços IP correspondentes à RFC 1918 estão em ciano, e o branco representa redes de procedência desconhecida, que geralmente aparecem como pontos isolados no mapa.

Para completar a aparentemente impossível tarefa de mapear toda a Internet em apenas um dia, o projeto traça rotas apenas até cada rede classe C, o que dá um total de 16,777,216 hosts (máquinas). Removendo as 47 redes classe A reservadas pela Arin (American Registry for Internet Numbers - Registro Americano para Números da Internet) sobram 13,627,024 hosts. Usando uma ferramenta chamada scanrand2, escrita por Dan Kaminski como parte de seu kit de ferramentas Paketto Keiretsu, o projeto consegue analisar 16 mil hosts a cada seis segundos, o que resulta em 9 milhões e 600 mil hosts analisados por hora. O restante do tempo é gasto com o processamento dos dados adquiridos e geração do mapa.

Os mapas estão disponíveis no site do projeto como arquivos PNG, ou podem ser vistos com um applet Java ou um visualizador VRML, que permite que você "viaje" através dos dados. O projeto Opte não é o único mapeando a Internet: o Internet Mapping Project também se dedica a esta tarefa, porém, devido à metodologia diferente utilizada para vasculhar a rede, seus mapas são atualizados apenas a cada seis meses.
 Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home