Cai ritmo de crescimento de usuários de Internet

O ritmo de crescimento no número de novos usuários residenciais da Internet brasileira caiu no primeiro semestre deste ano, atingido pelo uso já disseminado da Web entre as classes mais elevadas e pelas dificuldades da economia do país.

De janeiro a junho, conforme a empresa de pesquisa Ibope eRatings, o número de novos internautas residenciais subiu 6,2%. No mesmo período de 2002 em relação ao ano anterior, o crescimento tinha sido da ordem de 23%. No mês passado, havia cerca de 7,922 milhões de usuários residenciais ativos, uma queda em relação a maio, que somou 7,966 milhões de internautas. O número refere-se às pessoas que navegaram na Web pelo menos uma vez no mês.

"Parece claro que a rede vai continuar crescendo, mas a um ritmo menor que o verificado nos anos passados, pelo menos enquanto perdurar o atual quadro econômico", disse o analista responsável pelo estudo, Marcelo Coutinho.

A alta cobertura que a Web já atingiu nos domicílios das classes A e B, quase 80%, o desemprego e os altos preços dos computadores, foram citados pelo analista como problemas para o avanço da Internet a níveis de anos anteriores.

Além do ritmo de crescimento, o tempo de navegação também caiu em junho. No mês passado, os internautas brasileiros navegaram 10 horas e 47 minutos em média, contra 11 horas e 9 minutos no início do ano.

A faixa etária que mais acessa a rede é a que abrange pessoas entre 25 e 34 anos, segundo o Ibope eRatings, navegando cerca de 13 horas e 47 minutos, mais que a média total pesquisada pela companhia. "A Web é uma das mídias mais importantes para este público, perdendo apenas da televisão e do rádio", afirma Coutinho.

Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home