Ameaça diminui troca de arquivos pela Internet

Temendo a ameaça de processos de um grupo que representa a indústria fonográfica, menos pessoas estão usando aplicativos de compartilhamento de arquivos para trocar músicas pela Internet. De acordo com o serviço de medição de audiência da Internet Nielsen NetRatings, o tráfego no Kazaa, principal plataforma de compartilhamento de arquivos, caiu 15% na semana encerrada em 6 de julho, na comparação com a semana anterior.

Durante a semana que precedeu a queda no tráfego, a Associação da Indústria Fonográfica da América (Riaa), tinha divulgado um comunicado informando que vai descobrir quem são os usuários que mais utilizam os serviços de troca e que vai processá-los. A Riaa disse que vai abrir processos de US$ 150 mil por violação de direitos autorais.

A NetRatings acrescentou que o tráfego em outro serviço, o Morpheus, também registrou queda de 15%, ao mesmo tempo em que o número de pessoas usando o iMesh caiu 16% e o tráfego do BearShare caiu para um patamar abaixo do ponto de medição da empresa de pesquisa.

"Com a publicidade negativa e a ameaça de pesadas multas, alguns internautas parecem ter recuado", disse Greg Bloom, analista da NetRatings em comunicado. "Todavia, com milhões de usuários leais, esses serviços não devem sair da rede no curto prazo".

Após a ameaça da Riaa alguns serviços passaram a estabelecer um relacionamento com lobistas e criaram associações para convencer os legisladores e a indústria do entretenimento que suas atividades são legítimas. Um representante do Kazaa, que está na linha de frente desses esforços, não estava imediatamente disponível para comentar a pesquisa.

 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home