Dutra propõe chips para reduzir roubo de carros

O ministro das Cidades, Olívio Dutra, apresentou ao ministro da Justiça, Thomaz Bastos, a proposta de instalação de um chip nos automóveis, possibilitando a identificação automática. Conforme Olívio Dutra, isso pode reduzir o roubo e o furto de veículos e também o uso de carros roubados em atos criminosos.

O sistema pretende ainda coibir a impunidade dos que descumprem o Código Brasileiro de Trânsito. "Temos uma cultura de impunidade que precisa ser interrompida", disse o ministro das Cidades. Ele estima que da frota de 30 milhões de veículos no país, pelo menos 10 milhões apresentam irregularidades.

A implantação do chip já está em discussão também com as montadoras e revendedoras de veículos. De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Ailton Brasiliense, a idéia é que os carros já saiam das montadoras com o sistema implantado. Ele disse que cada chip deverá custar até R$20,00.

Não é a primeira vez que se fala em utilizar chips como forma de combater furtos e roubos de automóveis. Em abril do ano passado, quando o Denatran ainda fazia parte do Ministério da Justiça, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) apresentou um projeto similar, onde seria colocado um chip nos veículos para ajudar na prevenção ao furto de cargas e veículos.

 
Agência Brasil


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home