Software pode ajudar a resolver assassinatos

Cientistas da Escócia desenvolveram um novo software que pode em breve ajudar a polícia a resolver casos de mortes suspeitas. O programa examina os indícios e sugere linhas menos óbvias de investigação que os detetives talvez não tenham considerado, informou a revista New Scientist, ontem.

"O sistema monta um panorama com todos os indícios disponíveis e depois especula sobre o que poderia ter acontecido", disse um dos criadores do software, Jeroens Keppens, do Joseph Bell Centre for Forensic Statistics and Legal Reasoning, em Edimburgo.

Keppens disse que os detetives tendem a formular uma hipótese e tentam confirmá-la. Isso os encoraja a fazer perguntas sugestivas às testemunhas, em lugar de perguntas que conduzam ao exame de todas as possibilidades.

O software emprega um grande banco de dados sobre diferentes causas de morte e os indícios que as revelam. Os investigadores inserem as pistas que possuem e o software sugere possíveis conexões entre eles. Depois, indica o que poderia ter acontecido, e calcula as probabilidades dos diferentes cenários apontados.

O sistema considera todas as possibilidades, em lugar de chegar a uma conclusão. Se, por exemplo, a vítima for um velho alcoólatra, ainda assim o software considerará o homicídio como possível causa de morte.

David Holmes, diretor do grupo de pesquisa forense da Manchester Metropolitan University, disse à revista que a polícia deveria provavelmente estar usando um sistema como o protótipo, mas tem dúvidas sobre a tecnologia. "O que me preocupa é o imenso volume de informação que seria preciso inserir", disse. O protótipo não estará pronto para lidar com casos reais antes de dois anos.

 
Reuters


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home