Sistema pode proteger cidades de ataques suicidas

Os computadores poderão ser usados como barreiras invisíveis no céu, para proteger cidades contra ataques suicidas com aviões sequestrados. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, projetaram um software para computadores a bordo de aviões que detém os pilotos sobrevoando áreas protegidas. A informação está na revista científica New Scientist.

O sistema, chamado "paredes suaves" ("soft walls"), imporia resistências a um piloto que tentasse dirigir-se a uma área restrita a vôos. Se, por exemplo, o piloto tentar desviar o avião a uma zona à esquerda, o sistema contra-atacaria a ordem dirigindo a aeronave para a direita, a princípio de forma suave e cada vez mais vigorosamente, caso necessário. Para o piloto, seria o mesmo que lutar contra um vento forte.

As "paredes suaves" dependeriam do sistema de posicionamento global via satélite (GPS) e incluiriam um banco de dados a bordo das coordenadas de GPS das zonas onde os vôos são proibidos.

Se o computador sente que há intenção de interromper os sinais de GPS, muda automaticamente para outro sistema, como torres de comando aéreo. Edward Lee, de Berkeley, está trabalhando com a gigante aeronáutica Boeing para desenvolver o sistema das "paredes suaves", disse revista.

 
Reuters


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home