Companhias planejam nova tecnologia de HD
 

Alexandre Mandl
A Hitachi Global Storage e a Seagate deram largada nesta semana para a produção de uma nova geração de discos rígidos, quando investimentos na tecnologia de gravação perpendicular foram confirmados pelas empresas. As duas companhias afirmam que a atual arquitetura longitudinal já está próxima do seu limite de densidade.

Os atuais discos trabalham com o armazenamento de bits um atrás do outro. Mesmo com espaço para colocá-los mais próximos, a tecnologia longitudinal prefere deixar seus dados sempre alinhados. A arquitetura perpendicular é diferente. Os dados são enfileirados em outros tipos de ângulos, em "x", o que garante o melhor aproveitamento da superfície de gravação.

De acordo com dados da Seagate, o crescimento anual da densidade dos HDs era de 100%. Hoje, o número diminuiu para 60%. A companhia aponta que a porcentagem deve cair rapidamente nos próximos anos.

A introdução da tecnologia perpendicular é a aposta para a solução do problema. De acordo com documentos da Hitachi Global Storage, a nova arquitetura já está sendo desenvolvida há 20 anos. Porém, o preço da fabricação de produtos compatíveis era um entrave, questão solucionada com a maior oferta de componentes de armazenamento.

Informações publicadas pela Hitachi aos seus acionistas recentemente marcam para daqui a cinco anos o aparecimento de discos perpendiculares. Até a data, os HDs longitudinais serão maioria no mercado. Declarações de executivos da Seagate a imprensa internacional afirmam que o preço dos novos discos será semelhante aos dos produtos existentes.

A tecnologia perpendicular já é encarada por todas as empresas de armazenamento como "o futuro". Porém, a Fujitsu America alegou na semana passada que não pretende apostar na arquitetura. A companhia afirma que irá continuar a desenvolver unicamente produtos longitudinais. Os executivos da empresa informam em comunicado oficial que vão esperar o total amadurecimento da opção concorrente.

Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home