Meio milhão de empregos podem aportar no Brasil

O Brasil está entre os quatro países com mais atrativos para receber transferência de empregos de empresas estrangeiras, de acordo com o estudo Where to locate da consultoria A.T. Kearney. A pesquisa aponta que as empresas norte-americanas de serviços financeiros planejam transferir mais de 500 mil empregos para outros locais nos próximos cinco anos. O índice representa 8% da força de trabalho deste setor nos EUA. No ranking, o Brasil é o quarto mercado mais visado, atrás apenas da Índia, Canadá e México. Abaixo do Brasil aparecem Filipinas, Hungria, Irlanda, República Tcheca, Austrália, Rússia e China.

Conforme o estudo, essas operações ¿ conhecidas pelo nome de offshore ¿ estão se expandindo rapidamente no mundo e alcançarão mais de US$ 11 milhões ainda este ano. A principal razão para a transferência de empregos para outros países continua sendo a redução de custos. "Estamos em um momento onde as organizações precisam repensar suas formas de fazer negócios e a transferência de operações está se tornando um conceito cada vez mais forte", afirma Ivo Godoi, diretor associado da A.T. Kearney.

O estudo foi conduzido com aproximadamente 100 firmas de serviços financeiros e reflete a opinião de CEOs (presidentes e diretores), CFOs (executivos da área financeira) e executivos da área administrativa. "O Brasil possui bases relativamente sólidas, um custo de mão-de-obra reduzido e uma elevada taxa de retenção de funcionários. Outra vantagem é a distância relativamente pequena entre Brasil e Estados Unidos e pouca variação entre fusos horários. Além disso, durante os últimos anos, o País realizou grandes investimentos em infra-estrutura de tecnologia da informação e telecomunicações", diz Godoy. De acordo com a pesquisa, cerca de 5% das companhias pesquisadas dizem que têm planos de transferir empregos para o Brasil.

Foram avaliados os países com mais atrativos para receber empregos baseando-se em critérios como presença de corporações multinacionais, grau de desenvolvimento de tecnologia da informação (TI), maturidade de processos de negócios e disponibilidade de força de trabalho qualificada.

A transferência envolverá uma vasta cadeia de funções internas de ponta tais como análise financeira, elaboração de informes obrigatórios, contabilidade e até design gráfico. Até recentemente, a transferência de empregos estava concentrada basicamente nas funções de retaguarda como digitação de dados, processamento de transação e centrais de atendimento. O estudo da A.T. Kearney conclui que as recolocações poderão reduzir custos operacionais de mais de US$ 30 bilhões. A Índia, primeira colocada do ranking, destaca-se principalmente pela alta qualificação de sua força de trabalho, impulsionada por iniciativas de incentivo governamental na área de educação por computador. Segundo colocado no ranking, o Canadá tem como vantagem a proximidade geográfica e de fusos horários com Estados Unidos, limitadas barreiras de idiomas e culturais e extensa mão-de-obra técnica treinada em TI.

Bem colocado no ranking, o México, além das vantagens similares apresentadas pelo Brasil, tem como atrativo a língua espanhola, que é importante para muitas empresas norte-americanas. De acordo com o estudo, a principal diferença a favor do Brasil em relação ao México é o baixo custo do trabalhador no Brasil. Xerox e Unisys são exemplos de empresas que se comprometeram com o Brasil.

 
B2B Magazine


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home