Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Junho/2015

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Quadros do futuro, negros ou brancos, serão eletrônicos

Quadro eletrônico

Acaba de nascer uma versão eletrônica dos quadros negros e quadros brancos usados nas salas de aula.

Yusuke Komazaki, da Universidade de Tóquio, adaptou a tecnologia de papel eletrônico para criar uma versão de baixo custo que pode ser escrita à mão.

O protótipo pode ser visto como um salto tecnológico em relação aos brinquedos muito populares antes do advento dos computadores, nos quais as crianças podiam desenhar ou escrever e depois apagar tudo deslizando uma pequena barra.

Para alcançar uma resolução melhor, Komazaki usou micropartículas bicolores de 10 micrômetros de diâmetro.

Giz eletrônico

Um dos hemisférios de cada partícula é preto e possui uma carga negativa, enquanto o outro é branco e possui uma carga positiva. Quando colocadas entre dois eletrodos, a inversão da tensão faz com que as partículas mudem de posição, alternando sua parte visível entre branco e preto.

Para que seja possível escrever nesse quadro eletrônico, o hemisfério preto possui nanopartículas magnéticas, que são atraídas por um "giz magnético" - nesta demonstração do conceito, o pesquisador usou uma chave de fenda com um pequeno ímã na ponta.

Em vez de um apagador, basta apertar um botão para que a inversão da tensão vire novamente a face branca das partículas para a frente, apagando tudo o que havia sido escrito, limpando o quadro e deixando-o pronto para novas lições.

Melhor contraste

Komazaki afirma que a grande vantagem do seu quadro eletrônico é o baixo custo de todos os materiais utilizados, além da possibilidade de construção de quadros realmente grandes.

O pesquisador afirma que agora está trabalhando para aumentar o contraste da tela, o que ele acredita ser possível melhorando a aplicação dos pigmentos pretos e brancos, ou usando outros conjuntos de cores.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2015 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster