Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Janeiro/2015

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Janela inteligente "respira" para gerar sua própria energia

Janela que respira oxigênio

Pesquisadores de Cingapura desenvolveram uma janela inteligente que pode escurecer ou clarear sem a necessidade de uma fonte de energia externa.

A janela que muda de cor não apenas não requer eletricidade para funcionar, como também ela própria é uma bateria recarregável - a energia capturada e armazenada pela janela pode ser usada para outras finalidades, como alimentar aparelhos eletrônicos de baixa potência ou fontes de luz à base de LEDs.

A janela inteligente muda suas propriedades de transmissão de luz à luz do dia, assumindo uma tonalidade azul, o que reduz a penetração da luz em cerca de metade. À noite, ou quando necessário, ela volta a ser um vidro transparente.

Mas ela faz mais do que isso: a janela é também uma bateria que se recarrega usando apenas o ar ambiente.

"Nossa nova janela inteligente eletrocrômica é bifuncional: ela é também uma bateria transparente. Ela carrega e fica azul quando há oxigênio presente no eletrólito - em outras palavras, ela respira," explica o professor Sun Xiao Wei, da Universidade Tecnológica de Nanyang.

Azul e branco da Prússia

O dispositivo consiste em um eletrólito líquido colocado entre duas folhas de vidro revestidas com óxido de índio-estanho (ITO), o mesmo material usado como revestimento em telas sensíveis ao toque.

Uma das folhas de vidro é revestida com uma camada adicional de um pigmento conhecido como azul da Prússia, enquanto a outra fica ligada a uma tira fina de alumínio, compondo o circuito da bateria recarregável.

As duas folhas de vidro são conectadas por fios elétricos comuns. Quando o circuito elétrico entre elas é quebrado, inicia-se uma reação química entre o azul da Prússia e o oxigênio dissolvido no eletrólito, tornando o vidro azul. Para voltar a ser transparente, o circuito elétrico é fechado para descarregar a bateria, transformando o azul da Prússia em um incolor branco prussiano.

A equipe anunciou que está melhorando sua invenção enquanto aguarda acordo com parceiros da indústria para comercializar a tecnologia.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2015 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster