Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Dezembro/2014

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Perua sem motorista usa apenas câmeras de vídeo

"Elevador horizontal"

Engenheiros franceses apresentaram um veículo de transporte coletivo sem motorista que consegue se movimentar usando apenas câmeras para rastrear o ambiente.

É uma novidade significativa porque os experimentos têm mostrado a necessidade de uma variedade de sensores para capturar as informações necessárias para conduzir um veículo em ambientes reais, o que inclui, além das câmeras, radares, sensores de infravermelho, rastreadores a laser, GPS diferenciais, entre outros.

A equipe da Universidade Blaise Pascal, na França, afirma que a tecnologia foi desenvolvida para funcionar em dois estágios.

O objetivo da primeira etapa é identificar todos os pontos significativos na rota a ser seguida, o que é feito em um vídeo gravado preliminarmente em uma viagem inicial, na qual o veículo é conduzido manualmente - a maioria das tecnologias de carros sem motorista demonstradas até agora exige esta etapa.

A segunda fase corresponde ao modo automático, durante o qual o veículo monitora continuamente o seu caminho, garantindo que as imagens fornecidas pelas câmeras de bordo correspondem tanto quanto possível à sequência inicialmente filmada. O vídeo inicial desempenha assim o papel de uma pista virtual que o veículo deve seguir quando viaja no modo autônomo.

Elevador?

A perua, construída em parceria com o Grupo Ligier, pode transportar até 10 pessoas em rotas curtas, ao redor de um quilômetro.

Por isto, os engenheiros franceses afirmam que, no estágio atual, o protótipo EZ 10 é mais parecido com um "elevador horizontal", podendo ser útil em aeroportos, parques de diversão e grandes áreas industriais.

As câmeras permitem identificar um obstáculo em potencial a uma distância de até 50 metros. Nestes casos, o EZ 10 diminui a velocidade para esperar que o obstáculo saia da frente, ou pára quando o perigo fica próximo demais.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2014 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster