Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Julho/2014

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Floresta de nanotubos captura água potável do ar

Água do ar

Além dos moradores do entorno das regiões desérticas, as mudanças climáticas estão disseminando a preocupação com o fornecimento confiável de água potável durante o ano todo.

Recentemente, vários projetos de coletores de água potável a partir da umidade do ar têm sido propostos, incluindo uma malha inspirada no besouro do deserto, um animal que sobrevive capturando do ar toda a água de que necessita.

Agora, o mesmo besouro da Namíbia (Stenocara gracilipes) inspirou Sehmus Ozden a construir o que se acredita ser o mais eficiente coletor de umidade do ar já fabricado até agora.

Bioinspiração

O besouro coleta a umidade do ar em suas costas por meio de uma estrutura extremamente eficiente, uma rede de microcanais formados alternadamente por materiais hidrofóbicos e hidrofílicos, que dirigem as gotículas até sua boca.

Em lugar de canais, Ozden usou uma "floresta" de nanotubos de carbono, criando o que ele chama de "armação higroscópica", um material com forte afinidade pelo vapor d'água, o suficiente para capturar esse vapor a partir da atmosfera.

Para isso, os nanotubos de carbono foram modificados para assumir uma característica hidrofílica (que tem afinidade com a água) no topo, e hidrofóbica (repelente de água) na base.

O bloco de nanotubos atrai as moléculas de água do ar e as mantém presas em seu interior, já que a água fica sem saída porque o outro lado dos nanotubos é hidrofóbico.

Eficiência

Os testes mostraram que a floresta de nanotubos captura até 80% do seu peso em água.

O rendimento depende da umidade do ar: uma amostra de 0,25 cm2 da floresta de nanotubos, pesando apenas 8 miligramas, capturou 27,4% do seu peso depois de 11 horas em ar seco, e 80% depois de 13 horas em ar úmido.

"O material não necessita nenhuma energia externa e mantém a água presa dentro da floresta. Você pode então comprimir o material para retirar a água e usá-lo novamente," disse Ozden.

Na verdade, então, embora muito eficiente, um uso em larga escala da solução exigirá sim energia externa, para comprimir o material e coletar a água em tanques.

Além disso, será necessário desenvolver técnicas para fabricar os nanotubos em larga escala e baratear seu custo.

Enquanto isso, mais próximos da praticidade, engenheiros alemães estão usando uma "solução líquida" para criar a primeira planta-piloto de uma usina que capta água potável da umidade do ar.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2014 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster