Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Junho/2014

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Nasa transmite vídeo do espaço a 50mbps usando lasers

A Nasa já testou com sucesso um sistema de comunicação chamado OPALS, que liga a ISS (Estação Espacial Internacional) com a Terra em velocidades de conexão que chegam a 50 Mbps usando lasers. Para isso, foi enviado um vídeo com a mensagem “Hello World” para a Terra, que pode ser conferido mais abaixo.

Com a tecnologia que está em testes, será possível enviar vídeo em tempo real do espaço e o investimento nesta área é necessário para no futuro, quem sabe, transmitir imagens diretamente da superfície de Marte por alguma sonda.

A transmissão durou 148 segundos, mas o envio de apenas uma cópia do vídeo levou apenas 3,5 segundos, sendo que a mesma mensagem foi reenviada várias vezes no período. No fim das contas, mais de 1 GB de dados foi recebido, algo incrível pouco mais de 3 minutos de transmissão.

Em condições normais, usando sinais de rádio convencionais, o envio do vídeo apenas uma vez levaria 10 minutos.

Para quem tem alguma dúvida sobre a segurança dos raios laser, o OPALS usa um laser infravermelho de 2,5 watts, algo que certamente não é o suficiente para destruir a Terra e sequer causar qualquer tipo de estrago ao planeta.

Confira abaixo o vídeo, que conta com algumas explicações técnicas (em inglês). Se preferir pular diretamente para o material que foi transmitido do espaço, pule para 1m05s.

Boa Dica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2014 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster