Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

  Março/2011

 

 

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Tecnologia evitou tragédia maior no Japão

Fabiano Candido, de INFO Online
 
SÃO PAULO – Se não fossem os avanços da tecnologia na engenharia civil, o terremoto (acompanhado de um tsunami) poderia ter causado muito mais estragos no Japão.

O país – que tem cerca de 80 vulcões e encontra-se sobre uma placa tectônica bastante instável – tem investido bastante dinheiro em pesquisas na engenharia civil desde que um terremoto matou 6,5 mil pessoas e deixou 300 mil desabrigados na cidade de Kobe, em 1995. De lá para cá, o governo não só criou leis como estimulou cientistas a desenvolverem tecnologias para os prédios resistirem aos tremores.
 

O resultado disso é que, hoje, as construções novas do Japão têm tecnologias que vão desde a fundação ao acabamento. Os prédios, por exemplo, têm uma espécie de suspensão – equipada com molas – para absorver os impactos causados pela movimentação das placas tectônicas.

Os edifícios maiores, inclusive, contam com amortecedores nas colunas entre os andares. Eles amenizam a tensão causada nas estruturas pela movimentação resultante das vibrações dos terremotos. Nos arranha-céus é utilizada uma enorme esfera de aço que age como contrapeso. Localizada na parte superior da construção, ela se move sempre em sentido contrário ao da vibração, aliviando as tensões causadas pelos tremores.

Rádios de pilhas

Além de colocar dinheiro e exigir onstruções resistentes, o governo do Japão também investe em treinamento. A população é constantemente obrigada a participar de simulações de tragédias. Segundo autoridades, elas ajudam a população a agir corretamente quando um desastre acontece.

Nessas simulações, o governo japonês estimula as famílias a manter, sempre, comida estocada para pelo menos três dias e ter à mão um conjunto de pilhas. Elas serão necessárias para manter as lanternas acesas (caso falte luz) e, também, os rádios funcionando – já que nos terremotos a internet acaba falhando e as redes celulares ficam inativas.

 

 

 

     

Voltar página inicial

 

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2011 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster