Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

  Fevereiro/2011

 

 

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Designer americano cria petição para internet sem censura

O designer Yuxi You fez uso de dados sobre a utilização e restrições da internet no mundo todo para criar imagens, mapas e gráficos de fácil entendimento, a fim de ilustrar o "quem, o que, como e por que" da censura da internet.

O primeiro mapa apresentado por Yuxi utiliza dados da OpenNet Initiative e não poderia ser mais claro sobre os países onde a internet é mais e menos restrita. Com "alguma censura", destacam-se os países considerados desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá e países europeus, além de outros em desenvolvimento, como Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e até mesmo a Venezuela. Como já se podia esperar, entre os líderes em censura estão China, Egito e Arábia Saudita.

Na seção O quê, Yuxi mostra que os principais alvos de censura são sites de ONGs (9%), páginas individuais (9%), de partidos políticos (19%) e blogs (20%), como também já era de se esperar. Outros tipos de materiais restringidos são páginas de universidades, de trabalhadores e mídia independente.

Talvez o infográfico mais interessante seja o último, em que Yuxi mostra o "Por quê" da censura em cada país. Em um gráfico de união e intersecção, o desinger uniu os motivos de censura "Manutenção da estabilidade política", "Manutenção da segurança nacional" e "Manutenção de valores tradicionais", colocando os países em seus devidos lugares. Em nome da segurança nacional, destacam-se os EUA e a Índia; por valores tradicionais, Reino Unido, Omã e Sudão; por estabilidade política, Azerbaijão, Líbia e Jordânia. O Brasil, onde estaria?

Assim como destaca o site Mashable, os infográficos contêm falhas, mas servem para dar uma ideia da diferença entre o que os países de diferente desenvolvimento do mundo consideram importante censurar na internet. No final da página goo.gl/UMi8S há uma petição para os que desejam um internet mais livre possam assinar. Até o momento, mais de 150 mil pessoas já assinaram.

Geek

 

 

 

     

Voltar página inicial

 

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2011 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster