Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

  Janeiro/2011

 

 

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Wikipedia pretende entender usuário brasileiro

Vinicius Aguiari, de INFO Online

SÂO PAULO - O diretor da Wikimedia Foundation, Kul Wadha, concedeu entrevista coletiva hoje na Campus Party na qual fala dos planos de crescimento da enciclopédia online e de compartilhamento de conteúdo.

O encontro serviu também para pré-anunciar a parceria entre a Telefônica e a Wikipedia para o desenvolvimento de novas ferramentas e aplicativos, inclusive móveis.

De acordo com Wadha, o momento atual é um período de inovação em todas as áreas da tecnologia. “É possível vê-la [a inovação] surgindo a partir do trabalho em conjunto de membros de diferentes comunidades. Isso é o que acontece também na Wikipedia”, destacou ele.

Questionado sobre o orçamento do serviço, Wadha disse que a maior parte do dinheiro é gasto em tecnologia, na compra de novos programas e no desenvolvimento de tecnologias capazes de integrar as diferentes comunidades.

“Precisamos ser bastante eficientes na administração desse dinheiro”, destacou ele. Além disso, o serviço apoia alguns programas de pesquisa de universidades. Hoje, a Wikipedia conta 65 funcionários. Em sua última campanha de financiamento realizada junto aos usuários no final do ano passado, a Wikipedia arrecadou mais de 16 milhões de dólares.

Em relação aos planos de expansão da Wikipedia para países como o Brasil e Índia, Wadha disse que o serviço pretende entender como funciona o comportamento online dos usuários desses países a fim de aumentar o número de colaboradores. Ele não descarta a abertura de um escritório no Brasil.

Wadha adiantou também que irá se reunir com ministros em Brasília na próxima semana para discutir formas de colaboração entre a Wikipedia e o Estado. Esse é um dos objetivos de sua passagem pelo Brasil.

Em relação a infraestrutura do serviço, Wadha confirmou que a Wikipedia irá inaugurar um novo data center na Costa Oeste dos Estados Unidos nos próximos meses. Hoje, o serviço possui entre 8 e 10 Terabytes de informação armazenada em seus servidores.

“Precisamos crescer com segurança. Sabemos que no futuro mais dados, imagens e vídeos serão alojados em nosso banco”, finalizou ele.

 

 

 

     

Voltar página inicial

 

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2011 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster