Robô de pelúcia responde ao toque humano
 
O desenvolvedor de robôs Steve Yonahan teve uma gata por muitos anos, e diz que o contato com o bichinho é a coisa de que mais sente falta. Foi isso, segundo Yonahan, que o fez perceber que havia algo faltando na robótica: a sensação do toque.

Foi assim que Yonahan começou a trabalhar no Haptic Creature, um projeto de robô que se comunica em resposta ao toque. O robozinho peludo tem sensores de pressão que identificam onde e como ele está sendo acariciado. Em resposta, ele faz movimentos de respiração, vibrações que lembram o ronronar de um gato, ou mexe as orelhas.

Apesar de se parecer muito com um coelho, o protótipo é apenas uma "criatura", segundo seu criador. "Com o desenvolvimento do projeto, ele começou a se parecer mais com um coelho, mas a semelhança não foi intencional", diz ele.

Em entrevista ao Terra, Yonahan disse que não está tentando criar um robô completamente realista, mas que está se inspirando na forma como seres humanos interagem com animais por meio do toque.

"No momento, o Haptic Creature não é um projeto comercial", salienta Yonahan. "Ele faz parte da pesquisa que estou fazendo para meu doutorado". Mesmo assim, ele não descarta seu uso comercial no futuro.

Ele acrescenta que o robô ainda está em desenvolvimento, e que este protótipo não é a versão final do projeto.

Redação Terra

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home