Robôs militares caçam tesouros submersos
 
Robôs submarinos utilizados pela força militar americana para procurar minas subaquáticas estão sendo empregados em fins pacíficos e passaram a procurar por tesouros arqueológicos.

Segundo a revista NewScientist, os robôs já encontraram diversos artefatos na costa de Rhode Island, nos Estados Unidos, graças a um evento promovido pela marinha chamado AUVfest.

O evento tenta mostrar que robôs submarinos podem ter diversas aplicações não militares conforme ficam mais baratos e, em parceria com a National Oceanic and Atmospheric Administration, diversos deles foram destinados à investigação de embarcações naufragadas.

Os pequenos robôs utilizados têm de meio metro a cinco metros e vasculham os oceanos através de sonares e sensores magnéticos. Com auxílio de um software, as imagens coletadas são analisadas. É assim que as minas são detectadas e examinadas mais cuidadosamente, levando dados de volta à base ou ainda transmitir as informações via satélite.

Na investigação, os robôs descobriram oito objetos até então desconhecidos e associados à fragata HMS Cerberus, naufragada em 1778 durante a revolução americana. Os robôs, além de objetos, obtiveram mapas mais detalhados de dois navios naufragados.

Magnet

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home