Wikipedia: criador é acusado de aceitar doação

O criador da Wikipedia, Jimmy Wales, pode ter aceitado uma doação em dinheiro para fazer uma edição mais favorável de um artigo na enciclopédia online que criou, a mais popular da rede. A acusação, de acordo com reportagens na imprensa britânica, foi feita por Jeffrey Merkey, ex cientista-chefe da Novell.

Merkey disse que recebeu de Wales, em 2006, uma proposta: ele doaria US$ 5 mil à Fundação Wikipedia e, em troca, Wales editaria o artigo sobre Merkey para que ficasse mais favorável, além de garantir a ele o cuidado de um editor especial.

A BBC diz que houve alterações no artigo na época, mas não detalha quais teriam sido elas. E o artigo em questão é considerado "protegido", ou seja, o público em geral não pode fazer mudanças nele.

Jimmy Wales disse à BBC que as acusações não têm sentido, enquanto o porta-voz da Wikipedia, Jat Walsh, disse a um jornal inglês que Jimmy jamais faria essa oferta, pois a Wikipedia rejeita essas práticas.

Jimmy Wales, no início deste mês, foi manchete em função de sua ex-namorada que, depois de ser "chutada" por ele via Wikipedia, resolveu se vingar e colocou as roupas dele à venda no site de leilões eBay.

 Redação Terra

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home