Cresce presença feminina em cargos de TI

Pesquisa realizada recentemente pela consultoria Catho On Line mostra que o número de mulheres em cargos de liderança simplesmente dobrou nos últimos dez anos. Segundo a empresa de recrutamento e recolocação profissional, isto se deve ao fato de que as mulheres estão cada vez mais estudando, se aprimorando e se preocupando com suas carreiras.

As mulheres atualmente vão muito além da graduação, elas fazem pós-graduação, MBA, inúmeros cursos extracurriculares e falam mais de um idioma. Ainda segundo a Catho, tudo isto têm feito com que elas se tornem candidatas cada vez mais bem preparadas para atuarem no mercado de trabalho e conquistem cada vez mais postos de liderança. Hoje muitas mulheres são gerentes, diretoras, CIOs e CEOs.

A Xerox do Brasil, por exemplo, recentemente nomeou duas mulheres para cargos de gerência de duas importantes áreas. Ticiana Neves, 34 anos, assumiu a gerência de Marketing para Cor da Área de Alto Volume (PSG), e Tatiana Sondahl, 33 anos, é a nova gerente de marketing da linha para produtos de escritório. Em fevereiro deste ano, a Panduit Corp. também nomeou uma mulher, Gabriela Meraz, ao cargo de diretora de eventos globais e marketing de relacionamento da empresa.

Além disso, cursos que eram predominantemente masculinos, como engenharia e ciências da computação, têm atraído cada vez mais garotas e a área de TI, a exemplo do que já aconteceu em muitos outros mercados nos quais elas já conquistaram posição de destaque, como medicina, direito, jornalismo e ciências, também vêm atraindo programadoras, desenvolvedoras, analistas e consultoras.

Em TI as mulheres, estatisticamente, ainda são minoria. Mas hoje vêm conquistando cada vez mais cargos e aumentando a sua participação nesta área. De acordo com Ilana Lissker, sócia da Search Consultoria em Recursos Humanos, esse ganho de terreno deve-se à maior valorização de algumas características, sabidamente femininas, em posições gerenciais.

"No mercado de TI, entre os CIOs, podemos destacar a sensibilidade como uma característica valorizada, já que as mulheres conseguem entender melhor seus subordinados, trabalham melhor com suas dificuldades, são boas ouvintes e, ao mesmo tempo, sabem cobrar e ter uma postura firme", explica ela.

Thayse Nonaka, diretora comercial da Dzyon Software, empresa de software há 20 anos no mercado, é um bom exemplo do que estamos falando. A jovem executiva assumiu recentemente a área comercial da companhia e esta ganhou uma nova metodologia de trabalho.

Lá, Thayse busca dar igual importância à tecnologia e ao lado humano e vem conquistando ótimos resultados de venda. Além disso, a diretora comanda somente mulheres em seu departamento.

De acordo com ela, a opção pelo sexo feminino não foi uma questão de escolha, mas de constatação. "Elas têm uma sensibilidade maior e conseguem entender melhor do que os homens as necessidades dos clientes, pois se envolvem mais e conseguem captar sentimentos", revela.

Thayse conta ainda que a área de desenvolvimento de sistemas da Dzyon Software também é formada, em sua maioria, por mulheres. "Na área de desenvolvimento de software, o fato de o sistema ser concebido por elas o torna mais humano e dá certo conforto aos clientes", comenta. "A empresa tem recebido um feedback positivo dos clientes que apontam que nosso grande diferencial é o toque feminino", completa.

Diante do quadro, o domínio das mulheres no mercado de TI é uma questão de tempo. "Pode-se notar que nos processos de seleção para cargos de CEO e CIO não há uma exigência, por parte das empresas contratantes, com relação ao sexo. É uma área notadamente mais masculina do que feminina, mas observamos uma mudança significativa, já que as mulheres também têm grande credibilidade e capacidade de gestão, como os homens", comenta Ilana, da Search.

Segundo ela, com presença cada vez mais expressiva no setor, são grandes as chances da próxima geração de líderes de tecnologia ser mais feminina e entre os principais diferenciais do chamado sexo frágil estão a sensibilidade para entender o subordinado e trabalhar melhor com as dificuldades do mesmo, jogo de cintura, flexibilidade e postura firme.

Convergência Digital

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home