Brasil tem 28% de banda larga acima de 1 Mbps

SÃO PAULO – As velocidades de banda larga no Brasil acima de 1 Mbps já representam 28,1% do total de 8,1 milhões de assinantes.

As informações foram divulgadas pelo Barômetro Cisco de Banda Larga, realizado em parceria com a consultoria IDC, que analisou os dados de acesso à internet em 2007. O número de usuários que passaram a usar banda larga na casa dos megabits cresceu 2368% nos últimos dois anos.

As faixas mais altas, no entanto – acima de 8 Mpbs – ficaram estagnadas e respondem apenas por 0,2% do total de assinantes. Apesar do surgimento de ofertas de até 30 Mbps, como é o caso do link de fibra óptica da Telefônica em São Paulo, o alto custo da assinatura e as restrições espaciais ainda pesam para quem deseja navegar em altíssima velocidade.

Por outro lado, o acesso a velocidades mais baixas, menores que 256 Kbps, ganhou fôlego em 2007. Embora aqueles que já possuem planos de banda larga optem por fazer um upgrade para a casa dos magabits, o crescimento na venda dos PCs em 2007, trouxe um número potencial de assinantes das classes B e C para o mercado.

O Barômetro da Cisco já está em sua oitava edição. A previsão inicial de que o Brasil chegaria a 10 milhões de usuários até 2010 deve ser ultrapassada bem antes do prazo. Um dos motivos é o surgimento da banda larga na telefonia celular, que já soma 602 mil usuários. “O acesso por 3G deve aumentar o número de usuários de banda larga e a nossa nova meta é atingir 15 milhões de assinantes em 2010”, afirma Pedro Ripper, presidente da Cisco no Brasil.

Operação Persona

O presidente da Cisco não quis falar sobre o andamento das investigações em relação ao esquema de importações ilegais que envolveu a Cisco no ano passado. Segundo Ripper, todas as linhas de investigação estão sob segredo de Justiça.

No entanto, quando perguntado sobre o impacto do escândalo nas contas da subsidiária brasileira, Ripper afirmou que 2007 foi um ano muito bom. “Superamos nossa meta de crescimento no Brasil para o ano fiscal e nossas vendas cresceram mais que o dobro do que a Cisco cresceu no mundo”, diz o executivo.

Bruno Ferrari, da INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home