Robôs evoluem e aprendem a mentir

Um grupo de cientistas suíços criou robôs com inteligência artificial que conseguem mentir um para o outro. A equipe do Laboratório de Sistemas Inteligentes do Instituto Federal de Tecnologia desenvolveu um dispositivo experimental que aprende a trabalhar em grupos e caçar comida, evitando veneno para sobreviver, de acordo com a revista Discover.

Os cientistas ficaram surpresos quando os robôs aprenderam a mentir sobre elementos venenosos, matando os oponentes. Os pequenos robôs com rodas têm circuitos de cerca de 30 "genes" que determinam seu comportamento e como devem reagir à luz. Fontes de comida carregavam as baterias dos aparelhos, enquanto os de veneno as drenavam. Ao utilizar os genes, ao longo de 50 gerações, a equipe esperava selecionar o mais forte.

Três colônias de robôs na 50ª geração aprenderam a avisar outros robôs no grupo quando encontravam comida ou veneno. Entretanto, a quarta colônia possuía robôs mentirosos que avisava que havia comida onde estava o veneno, sabotando os companheiros.

Alguns robôs "heróis" quando viam que os companheiros indo em direção ao veneno, se interpunham no caminha para salvar o próximo.
 

Redação Terra

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home