Japão cria cadeira de rodas com GPS e luva inteligente

Um laboratório japonês apresentou esta semana uma cadeira de rodas equipada com GPS e que guia o deficiente físico a diferentes lugares, além de informar sobre a presença de equipamentos reservados a pessoas com mobilidade reduzida.

Este invento faz parte de um projeto nacional, batizado "Mobilidade livre" e financiado pelo Estado, a fim de estudar como podem ser melhoradas as novas tecnologias de deslocamento das pessoas com problemas físicos.

Dentro do mesmo projeto, outra companhia apresentou uma luva inteligente, capaz de interpretar os gesto de um ser humano graças a um leitor eletrônico. Por exemplo, se uma pessoa que estiver usando essa luva pegar sucessivamente a carteira, o celular e as chaves, o leitor interpretará que essa pessoa se dispõe a sair de casa e avisará, se for o caso, que ela deixou a TV ligada, a janela aberta ou que deve levar o guarda-chuvas porque uma tempestade se aproxima.

Segundo o engenheiro da empresa, Tomoya Hasaki, no futuro, todos os objetos irão se comunicar entre si através de códigos de barra. Muitas empresas japonesas interessadas no projeto já prevêem diversas aplicações para a luva, que, no entanto, é ainda apenas um protótipo.

com agências internacionais

Redação Terra

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home