Robô se choca com mesa durante apresentação

Um robô que parece uma criança pequena foi apresentado para jornalistas pela fabricante Hitachi, nesta quarta-feira. O aparelho deu uma pequena volta e se chocou com força contra uma escrivaninha, demonstrando o desafio de transformar autômatos em ajudantes.
O robô vermelho e branco, feito para ajudar a fazer tarefas em escritórios não estava preparado para a interferência vinda da rede sem fio, proveniente da hora do intervalo de uma sala próxima. Impedido de se comunicar com o computador, o aparelho se chocou contra uma mesa.
Ainda assim, o robô de 80 cm de altura e 13 Kg conseguiu mostrar suas habilidades. Ele consegue se mover em duas rodas, ajoelhar-se e anda em quatro rodas e até mesmo levantar o pé para o caso de terreno impróprio.
Um característica, o controle sem fio, foi a razão do problema na quarta-feira. Enquanto mostrava sua habilidade de entender a fala humana, uma pessoa da platéia perguntou onde alguém estava sentado. O robô respondeu "Levarei-o até ele. Siga-me".
Segundos depois, quando tentou passar entre duas mesas, bateu em uma delas. Uma pessoa responsável pela demonstração conseguiu ainda pegar o robô antes que ele perdesse o equilíbrio e caísse no chão. Mais de uma hora depois, após o final do intervalo, o robô repetiu a tarefa, perfeitamente.
Desenvolvedores dizem que o robô executou ótimas tarefas nos testes, mas reconheceram os problemas que ainda precisavam ser arrumados. "Estamos estudando os problemas para tornar robôs mais práticos", disse Takashi Teramoto, um dos pesquisadores do projeto. "Uma característica que temos que é obrigatória é a segurança", disse.

Reuters

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home