Tradução no BabelFish gera crise diplomática

SÃO PAULO - Uma tradução feita no site BabelFish gerou um mal-estar entre autoridades de Israel e Holanda.

Um grupo de hackers israelense foi convidado para visitar a Holanda a convite do governo local. A idéia era demonstrar aos hackers novas tecnologias desenvolvidas no país europeu.

Os hackers receberam uma carta do ministério do Exterior da Holanda em holandês e, embora não falassem o idioma, conseguiram entender o conteúdo.

O equivoco aconteceu quando os hackers decidiram enviar uma resposta aos holandeses na língua do anfitrião europeu.

Os hackers escreveram um texto em inglês e o jogaram no site Babelfish para obter uma versão em holandês. No sistema automático, termos foram trocados e frases como “vamos ficar felizes se realmente pudermos conhecer seu país” ficaram grafadas como “vamos adorar se pudermos conhecer sua mãe”.

De acordo com o jornal Jerusalem Post, o erro aconteceu porque a expressão “if” (se) em hebraico tem a grafia ha'im, termo muito próximo de ha'ima, que significa “mãe”.

Ao receber a carta, os holandeses ameaçaram cancelar o convite e se disseram muito desapontados com a falta de educação dos hackers. Após um novo contato feito entre membros do serviço diplomático dos dois países, que dominam seus idiomas locais e o inglês, foi possível desfazer o mal entendido.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home