Da Vinci, em alta resolução, cai na internet

MILÃO - Uma imagem de alta definição do quadro "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, será em breve publicada na Internet.

O trabaho será feito por uma empresa italiana de tecnologia, o que permitirá aos admiradores da arte e aos teóricos da conspiração uma avaliação da pintura em seus próprios computadores.

A empresa de imagem digital chamada de HAL9000, assim como o computador assassino do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick, vai divulgar uma imagem de 16-17 giga pixeis no seu site (www.haltadefinizione.com) no sábado.

Posicionado em um antigo restaurante de um monastério, ao lado de uma igreja em Milão, o mural de 500 anos feito por Da Vinci mostra Jesus Cristo no momento em que ele prevê que um dos seus apóstolos vai trai-lo.

Desde a publicação do famoso "Código Da Vinci", surgiram muitas teorias sobre o significado verdadeiro do mural, conhecido em Italiano como "Cenacolo".

No romance, Dan Brown escreve que Jesus se casou com sua seguidora Maria Madalena e foi pai de uma criança.

O gerente-geral da HAL9000, Vincenzo Mirarchi, disse à Reuters na quinta-feira que a razão por trás da decisão da empresa de divulgar a imagem no seu site é dar uma forma inovadora de apreciar a arte em vez de estimular especulações sobre o seu significado.

"Isso vai facilitar para as pessoas verem", afirmou ele, referindo-se às dificuldades de acertar uma visita ao local onde o mural está localizado.

Muitos turistas que vão a Milão querem ver o quatro e frequentemente têm de fazer reservas com pelo menos um mês de antecedência.

Por Gilles Castonguay, da Reuters

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home