F1 usa supercomputadores para analisar carros

SÃO PAULO - O desenho dos carros que disputarão os grandes prêmios de 2008 e a medição de seu desempenho vão usar fortemente recursos de TI.

Segundo Roberto Brandão, gerente de tecnologia da AMD, uma parceria entre a fabricante de chips e a escudeira Ferrari tem feito uso, desde 2002, de um conjunto de equipamentos para projetar e monitorar os carros da equipe.

Brandão explica que, ao desenhar o carro e o motor, as variáveis como resistência do ar, durabilidade das peças, condições de aderência, entre outros fatores são antes simuladas num supercomputador. “A AMD mantém em Maranello, na Itália, um supercomputador com 800 processadores a disposição da Ferrari. A capacidade de processamento é usada para calcular a dinâmica de fluídos no veículo e resistência das peças”, diz Brandão.

Segundo a AMD, uma das prioridades na parceria com a Ferrari é encontrar formas de desenvolver motores que não quebram durante a prova.

“Outro momento em que a TI é usada é durante a prova. Um GP costuma gerar um terabyte de informação em dados coletados dos dois carros, durante os treinos e a corrida no domingo”, explica.

Um veículo como o carro F1 da Ferrari dispõe de 500 pontos de monitoramento. As informações são enviadas por rádio freqüência a servidores que ficam na garagem da escuderia. “Estes servidores ficam online com o supercomputador de Maranello, que ajuda a processar informações mais completas e esses dados auxiliam na tomada de decisão da equipe e dos pilotos”, diz.

Por determinação da FIA, entidade que organiza as provas de F1, os dados obtidos por computador não podem ser implementados no carro remotamente, como baixar a pressão de um pneu ou alterar a freqüência do motor. O piloto é quem deve fazer as operações, por meio de botões nos volantes, após receber as decisões por rádio de sua equipe.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

 

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