Museu reúne objetos de "dor de cotovelo"

O que um machado, um par de algemas com aros cor de rosa, um ursinho de pelúcia e um vestido de noiva têm em comum? São todos parte de uma exposição itinerante que chegou a Berlim para mostrar relacionamentos desfeitos. No empoeirado piso superior de um antigo edifício residencial, no centro de Berlim, a coleção cresce a cada semana. À primeira vista, parece que alguém está acumulando restos de um mercado de pulgas. Uma bicicleta pende de uma parede, enquanto anéis, ursos de pelúcia, meias, algemas cor de rosa e diversos ornamentos estão em exposição.

Mas o lixo, por mais indesejado que seja, não representa detritos sem significado. Cada um dos objetos, muitos dos quais humildes, no passado esteve repleto de significado para alguém. Eles representam os restos de casos de amor que deram errado. Os objetos pertencem ao Museu de Relacionamentos Rompidos, uma exposição itinerante que solicita aos moradores das cidades que visita doações de qualquer tipo de objeto evocativo, de paqueras passageiras a divórcios desastrosos.

Criada na Croácia, a exposição depois disso passou por Sarajevo, Maribor e Liubliana, e já reúne mais de 200 objetos. Zvonimir Dobrovic responde pela passagem da exposição por Berlim, no Centro Tacheles de Arte, instalada em um edifício de seis andares antes ocupado por invasores de apartamentos, no coração da cidade. "Os berlinenses já doaram 20 objetos novos", diz ele. Entre os quais um vestido de noiva e o machado que um sujeito usou para destruir a mobília da ex-namorada.

Dobrovic explica que a origem da idéia veio da separação de dois artistas de Zagreb, Olinka Vistica e Drazen Grubisic, que estavam interessados em fazer alguma coisa criativa com os vestígios de seu relacionamento. "Eles reuniram alguns objetos, e solicitaram contribuições dos amigos", explica. "A imprensa se interessou e as pessoas começaram a doar outros itens". Em breve os artistas tinham um trailer repleto de objetos e o Museu de Relacionamentos Rompidos surgiu.

"Desenvolvemos a idéia do museu, no qual poderíamos guardar os objetos, e ao mesmo tempo nos livrar deles, quebrando a conexão com aquela energia negativa mas preservando-os do esquecimento", disse Vistica à agência de notícias Reuters.

E a exposição tem por objetivo funcionar como uma espécie de terapia, de modo que em lugar de destruir objetos, eles podem ser levados ao museu para "convalescer", e depois participar da "história emocional coletiva". Talvez o sucesso da exposição revele até que ponto o tema do amor perdido é universal. "Quanto mais pessoal, maior o sucesso", disse Vistica à Reuters. "A respostas das pessoas é prova disso. Elas reconheceram a sinceridade da idéia".

Os artistas também operam um site onde os desiludidos podem armazenar mensagens de texto, fotos e e-mails por prazos de três meses a quatro anos e, se assim quiserem, compartilhar com o mundo dessas fatídicas comunicações. Quanto aos objetos, depois de Berlim eles irão a Belgrado, Skopje e Estocolmo, e há plano para expandir o alcance da exposição para o mundo, com mostras em Tóquio, Nova York e São Paulo.

O efeito catártico fica evidente em algumas das explicações que acompanham os objetos expostos. A perna protética de um veterano de guerra que se apaixonou pela assistente social que o atendia é descrita como "mais duradouro que o nosso amor. O material era melhor". Há uma caneta, "usada para escrever bobagens românticas que ele não merecia".

Mas nem tudo é desânimo: um apaixonado virtual de Sarajevo ofereceu à exposição a cueca que ganhou da namorada online a quem jamais conheceu em pessoa - "e por isso ela jamais foi despida".

Confira abaixo alguns dos depoimentos que acompanham os objetos:
Berlim, 1995: "Ela foi a primeira mulher que morou comigo. Meus amigos achavam que eu precisava me abrir mais com as pessoas. Depois de alguns meses, tive a oportunidade de viajar aos EUA. Ela não quis ir. Choramos no aeroporto, na despedida. Quando voltei, três semanas depois, ela disse que tinha se apaixonado por uma mulher: "Só a conheço há quatro dias, mas sei que ela pode me dar tudo que você não pode". Eu a expulsei do apartamento. Ela saiu em férias com a namorada nova, mas a mobília dela ficou. Eu não sabia o que fazer com minha raiva, e por isso comprei este machado, para descarregar meu mau humor e fazer com que ela sentisse pelo menos alguma perda. Comecei a destruir uma peça de mobília dela por dia, a machadadas. Ela voltou duas semanas depois para apanhar os móveis. Estavam todos organizados, na forma de pilhas de madeira".

Berlim, 1994/7: "Nós nos casamos na Grécia e no Japão, quando tínhamos pouco mais de 20 anos. Usei este vestido de noiva em 20 de agosto de 1994, em Kavala, Grécia. Nosso objetivo era um lar feliz e muitos filhos, mas a mãe natureza não ajudou. Para ele, era importante ser pai. A impaciência venceu".

Liubliana, 2001/6: "Dei a cafeteira para ele porque ele a queria muito. Mas ele logo percebeu que não era perfeita, porque sempre derramava café na mesa ao servir. E eu logo percebi que eu tampouco era perfeita para ele; meu amor imperfeito foi derramado em excesso, e desapareceu. Por raiva, ele deixou todas as coisas que eu tinha dado a ele na porta da minha casa, entre elas a cafeteira. De vez em quando preparo café nela, e me lembro dele. Usei a máquina para fazer café para ele quando me visitou, uma vez. Quero romper esse círculo vicioso, e por isso decidi doá-la ao museu".

Zagreb, 1990/2001: "Eu decidi que a deixaria em um dia de sol escaldante, em pleno verão. Pensei que ir embora a pé ou de bonde seria incrivelmente estúpido, e por isso parti de bicicleta. De qualquer jeito, é sempre bom ter um meio de transporte para sair de um relacionamento".

Tradução: Paulo Eduardo Migliacci ME

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home