Windows Vista Starter limita software e hardware

PAULA LEITE
da Folha de S.Paulo

Muita gente já sabe que o Windows Vista Starter Edition é a versão do novo sistema operacional da Microsoft que vem pré-instalada em computadores "populares" vendidos nos países em desenvolvimento. O Vista Starter é, segundo a sua produtora, voltado para usuários iniciantes e conta com recursos didáticos, como tutoriais.

Mas o que muita gente ainda não sabe é que o Vista Starter tinha que vir de algum lugar, e veio direto do Vista Home Basic.

Os recursos das duas versões são praticamente iguais, mas a Starter é mais barata. E é por isso que a afirmação acima tem um enorme porém.
Apesar de vir com quase todos os mesmos programas e recursos do Vista Home Basic, a versão Starter limita o número de softwares que você pode utilizar ao mesmo tempo.

Se você é daquelas pessoas que faz dez coisas simultaneamente no computador, pode esquecer o Vista Starter. A Microsoft diz que são permitidos só três programas de cada vez, mas nos nossos testes sempre conseguimos abrir quatro softwares.

Ao tentar abrir o quinto, aparece um aviso que diz que só três programas podem funcionar ao mesmo tempo e que um deles teria que ser fechado.

Mas esse não é o único inconveniente da versão Starter. O sistema deixa sempre no canto inferior direito da tela um selinho do Windows Vista Starter.

Sempre mesmo: o selinho é translúcido e aparece em cima dos seus programas, dos documentos e do site que você está lendo. Parece um problema menor, mas é bastante irritante.

Computador

A Folha testou o Vista Starter em um desktop da Itautec, com processador Pentium 4 de 3 GHz, 512 Mbytes de memória e disco rígido de 80 Gbytes.

Aqui entra o outro grande problema da versão Starter: ela limita o seu hardware também. O sistema só reconhece até 1 Gbyte de memória e disco rígido de até 120 Gbytes. Se você tentar colocar mais, o Vista Starter simplesmente ignora.

A versão Starter também tem seu lado positivo. A principal vantagem dela é que é quase igual ao Vista Home Basic.

Se você conseguir ignorar a limitação dos três (quatro?) softwares, terá um sistema que vem com os programas Internet Explorer, Mail (substituto do Outtook Express), Galeria de Fotos do Windows, Windows Media Player e Windows Defender, entre outros.

O Vista Starter também vem com a nova ferramenta de pesquisa do Windows e com o recurso de Controle dos Pais. No geral, o Vista Starter e os programas que vêm com ele são bonitos e fáceis de usar. É um sistema elegante, sem muitos penduricalhos e sem excesso de opções para o usuário.

Mas há recursos que ficaram de fora da versão Starter, como o ReadyBoost (que permite usar um pendrive como memória adicional) e o SuperFetch, que acelera a abertura dos softwares.

Também não há, no Vista Starter, um recurso que surgiu no Windows XP: a troca rápida de usuário. É necessário fazer logoff da conta para que outra pessoa use o computador.
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home