Yahoo! é processado por fornecer dados de usuários na China

da France Presse, em San Francisco

A mulher de um chinês preso em Pequim por promover a democracia na internet anunciou na quinta-feira que processou o portal Yahoo! por repassar informações às autoridades chinesas que permitiram rastrear e prender seu marido.

A esposa de Wang Xiaoning apresentou nesta quarta-feira um processo a um tribunal federal de San Francisco (Califórnia, oeste) no qual acusa o Yahoo! de "ajudar e incitar" torturas e violações aos direitos humanos.

O Yahoo! foi mencionado dez vezes no veredicto do tribunal chinês que, em 12 de setembro de 2003, declarou Wang culpado de "incitação a subverter o poder estatal" e o sentenciou a dez anos de prisão.

"Estou muito enojada", disse a esposa de Wang, Yu Ling, depois de uma entrevista coletiva, celebrada nesta quinta-feira, durante a qual anunciou a apresentação do processo.

O processo pede ao tribunal que ordene ao Yahoo! que pare de cooperar com os pedidos da China para identificar usuários da internet e pede que pressione o governo chinês a libertar Wang e os demais detidos como conseqüência dos dados divulgados sobre eles.
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home