Cuidados para não roubarem sua banda larga

Como faço para impedir vizinhos de entrarem na minha rede sem fio e torná-la segura? Criar uma senha? Como e onde?
Philippe Willemart

Resposta : Os roteadores e access point usados para distribuir o sinal do modem de banda larga para micros que estejam dentro da sua faixa de alcance possuem alguns recursos de segurança que devem ser usados sempre que possível. Se você mora num prédio e o vizinho do lado ou do andar superior possui um micro com uma placa WIFI, ele poderá acessar a internet usando sua conexão de banda larga. Até mesmo em casas, como é o meu caso, consigo ver, e se quisesse, até acessar a internet do meu vizinho do lado.

Embora na maioria dos casos o "roubo" seja apenas da banda larga, você pode até ter seu micro vasculhado dependendo dos conhecimentos de quem está acessado sua rede.

Você tem diversas formas de implementar uma restrição de acesso ao seu equipamento. Uma delas é através do software que acompanha o roteador. Como o leitor não forneceu o tipo de equipamento utilizado não podemos dar detalhes mais práticos, mas certamente encontrará no manual do produto informações de como implementar estes mecanismos de proteção. Essa configuração do roteador normalmente é feita através do próprio navegador.

Uma das opções é criar uma chave criptografada que só permite acesso a rede pelos micros que a possuam.

Obtendo uma chave de acesso à rede sem fio

Você gera esta chave através do programa do roteador e depois a digita na caixa de diálogo que irá aparecer quando você tentar, a partir do micro remoto, acessar a rede sem fio. Uma outra maneira é obter um código chamado Mac Adress das placas dos micros usados em sua casa e informá-los ao roteador, que permitirá somente estes micros terem acesso à rede.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home