Olhos digitais no micro

Quatro webcams que mandam bem em videochat, vigilância e muito mais.

Acessório simples, mas cada vez mais útil num PC, a webcam vem ganhando aperfeiçoamentos que a tornam mais versátil e fácil de usar. Os modelos atuais mandam bem na hora de fazer videoconferência pela internet, enviar fotos e ?lminhos casuais para os amigos ou mesmo vigiar a casa a distância. Recursos de software, como rastreamento de face, zoom digital e movimentos de câmera virtual, permitem que o usuário se mexa bastante em frente ao computador sem que sua imagem deixe de ser captada. Neste teste comparativo, o INFOLAB avaliou quatro webcams à venda no Brasil. Todas incluem microfone embutido e podem ser ?xadas facilmente sobre monitor de cristal líquido ou de raios catódicos. Leia, a seguir, as análises.

PRATICIDADE É COM ELA
Por causa da sua relação custo/benefício, a Lifecam VX3000 , da Microsoft, é a Escolha Econômica da INFO neste teste. No INFOLAB, a câmera mostrou-se muito prática. Um botão na parte superior aciona o MSN Live Messenger, abrindo a lista de contatos para que uma videoconferência seja iniciada. O software de controle tem um recurso de rastreamento de face que mantém a imagem da pessoa no centro da tela mesmo quando ela se mexe. A integração com o MSN Spaces também merece destaque, já que possibilita o envio de fotos diretamente para um blog. O principal ponto fraco observado pelo INFOLAB é que o microfone embutido não é dos mais sensíveis.
640 X 480 PIXELS / 249 REAIS

VISÃO NOTURNA
A webcam mais barata neste teste, a E92 , da Airis, não fez feio no laboratório, ainda que traga apenas funções básicas. Ela tem iluminação para ambientes escuros e um recurso que eleva a sensibilidade para uso nessas situações. Tudo isso ajuda a melhorar o desempenho em locais pouco iluminados, mas não faz milagres. No INFOLAB, a regulagem da lente teve de ser feita manualmente. Concluída essa operação, que é simples, a qualidade da imagem mostrou-se boa. A base com prendedor funciona bem com monitores de cristal líquido. Já nos modelos de raios catódicos, a câmera tende a ?car instável.
640 X 480 PIXELS / 149 REAIS

VIGIA ELETRÔNICO
O Live! Wireless , da Creative, é um kit para monitorar um ambiente a distância, via rede local ou internet. Pelas suas características únicas, esse produto é a Escolha da INFO neste teste. No pacote há uma webcam comum e um módulo de comunicação que funciona como servidor de vídeo e de arquivos. Conectado a uma rede local (com ou sem ?o) com acesso à internet, o aparelho possibilita ver, na web, as imagens captadas. Para isso, o usuário cadastra-se no site da Creative e recebe um endereço do tipo nome.creativeddns.com. Basta abrir essa página no browser para ver o que se passa em frente à câmera. Além da porta USB que é ocupada pela webcam, o módulo de comunicação tem mais uma, onde pode ser ligado um pen drive ou HD externo. Nesse caso, os arquivos armazenados tornam-se disponíveis na internet via FTP. Para que a Live Wireless funcione, pode ser necessário mexer nas con?gurações do ?rewall da rede. Em geral, sua instalação é bem mais complexa que a das outras webcams.
640 X 480 PIXELS / 799 REAIS

MAIS PIXELS NA TELA
A Quickcam Fusion, da Logitech, destaca-se por ter resolução quatro vezes maior que a das outras câmeras testadas. Isso traz uma qualidade de imagem melhor nas fotos, mas faz pouca diferença nos ?lmes e nas videoconferências. No INFOLAB, o microfone embutido mostrou-se melhor que o das outras câmeras. Uma função de cancelamento de eco torna o som mais nítido. Essa câmera ainda vem com headset. O design, embora seja elegante, não é dos mais práticos. O prendedor para ?xação ao monitor não confere muita estabilidade à webcam.
1 280 X 960 PIXELS / 650 REAIS

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home