ONGs e empresas querem criar código de conduta na web

da Folha Online

Empresas de tecnologia como Microsoft, Google e Yahoo! estão discutindo com grupos de defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa a criação de um código de conduta para a internet. O objetivo do código seria proteger a liberdade de expressão e a privacidade.

A discussão foi divulgada na última sexta-feira. Segundo as empresas, o código deve ser finalizado ainda neste ano. O foco também seria o combate a prisões de jornalistas que trabalham na internet, a monitoração de atividades on-line e a censura.

As negociações estão sendo lideradas pelo Center for Democracy and Technology, de Washington, e pela Business for Social Responsibility, uma organização sem fins lucrativos de San Francisco. Os dois grupos estão tentando redigir um código que responsabilize as empresas caso elas cooperem com governos a fim de suprimir a liberdade de expressão ou violar direitos humanos.

De acordo com Leslie Harris, diretor do Centor for Democracy and Technology, "as empresas de tecnologia desempenham papel vital em criar atividade econômica e oferecer ferramentas para as reformas democráticas nos países em desenvolvimento".

Os grupos de defesa dos direitos humanos acusaram o Yahoo de ajudar a China a rastrear a conversação via email entre Shi Tao e um site de notícias sediado em Nova York.
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home