Impressões digitais serão capturadas em vias públicas britânicas

da Ansa, em Londres

A Polícia da Inglaterra e do País de Gales começará a capturar impressões digitais no patrulhamento de vias públicas utilizando dispositivos eletrônicos portáteis. Os equipamentos são similares a computadores pessoais e estão conectados a uma base de dados com mais de 6,5 milhões de impressões digitais.

A primeira força policial do país a utilizar o dispositivo eletrônico será a de Bedforshire, na Inglaterra. O grupo em defesa dos direitos civis
Liberty, por sua vez, se mostrou preocupado com o possível impacto sobre as liberdades individuais em função dos procedimentos.

Caso o sistema seja aprovado, os equipamentos serão enviados às dependências policiais de Essex, Hertfordshire, Lancashire, North Wales, Northamptonshire, West Midlands e West Yorkshire, assim como para a polícia do transporte e à metropolitana.

Segundo Tony McNulty, ministro responsável pela polícia britânica, a nova tecnologia "vai acelerar o tempo que os agentes levam para identificar os indivíduos".

Com o programa --denominado Lantern-- os policiais poderão tomar as impressões digitais dos dedos indicadores e polegares das pessoas que permitirem e compará-las com uma base central de dados.

"O aparelho que captura as impressões digitais é um pouco maior do que um computador portátil", declarou Chris Wheeler, diretor do centro de identificação por impressões digitais da Organização de Informação Tecnológica da Polícia (Pito, na sigla em inglês).

No passado, as impressões digitais eram tomadas nas delegacias após a detenção de um suspeito. Agora, o dispositivo eletrônico será utilizado junto com o reconhecimento de placas de automóveis.

Tanto o grupo Liberty como a
Freedom Association (FA), --de defesa dos direitos civis-- se mostraram "preocupados" com o programa policial. "Não acho que sirva que nos digam que esse programa é voluntário e não obrigatório. O mais provável é que pessoas sejam obrigadas a darem suas impressões digitais, e isso é uma violência aos direitos individuais", disse um porta-voz da FA.
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home