Celular sem teclas recebe comandos por tela sensível

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Junte telefone, máquina fotográfica, rádio, agenda eletrônica, toca-MP3 e computador e embale tudo em um aparelho com aparência futurista.

O resultado dessa experiência deverá ser parecido com o Motorola A1200i, um celular sem teclas numéricas que recebe comandos por meio de uma tela sensível ao toque.

Funcionando com sistema Linux, o A1200i tem uso intuitivo e apresenta funções inovadoras como a utilização da câmera digital para o reconhecimento das informações de cartões de visita e uma tampa transparente que permite usar o celular como tocador de MP3 quando ele está fechado.

O requinte do design do aparelho, porém, não esconde as limitações do pacote de programas. Responsável por lidar com arquivos do Word, do Excel e do PowerPoint, o soft Picsel Viewer falhou ao abrir arquivos DOC que mesclavam texto e imagem. Além disso, não é possível editar os documentos ou criar novos arquivos.

As transferências de conteúdo entre o A1200i e outros aparelhos são bastante eficientes. Nos testes, usando a conexão sem fio Bluetooth, foram gastos poucos segundos para copiar uma música com cerca de 4 Mbytes de um PC para o telefone. A câmera fotográfica, com 2 Mpixels, tem recursos interessantes, como os efeitos que mudam as cores da cena e o ajuste de luz para fotos.

O A1200i testado pela Folha veio com um cartão miniSD de 128 Mbytes, espaço suficiente para mais de cem fotos.

Navegação

Conectado à internet via GPRS, o celular foi lento ao baixar e-mails e sites --modelos similares que usam conexão do tipo EV-DO são mais rápidos.

A navegação, porém, é simples. O software Opera mostra com destaque o tamanho dos sites carregados, uma informação essencial para que o usuário tenha noção de quanto está gastando. A adaptação de sites comuns para a tela do celular é apenas razoável. Portais com muitos links são exibidos de forma bagunçada. Sites com estrutura mais simples são apresentados sem maiores problemas. O preço sugerido do Motorola A1200i é R$ 1.399, mas pode mudar dependendo do plano e da operadora.

O Motorola A1200i, sem teclas, recebe comandos por uma tela sensível ao toque

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home