Site disponibiliza banco de dados com 1,6 mi de nomes de animais

REINALDO JOSÉ LOPES
da Folha de S.Paulo

Já está on-line o protótipo do ZooBank (
www.zoobank.org), banco de dados cujo propósito é nada menos que reunir num único site, e de graça, todos os nomes científicos de espécies animais conhecidas pelo homem. A ferramenta já começa com quase 1,6 milhão de espécies em seu catálogo.

Segundo Andrew Polaszek, secretário-executivo da Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica, que coordena o esforço, a idéia é que, a partir de agora, todo novo nome de espécie passe a ser cadastrado no site para que seja cientificamente válido. "Continuaremos também a trabalhar retrospectivamente. No fim, teremos uma base completa", afirma.

Biólogos como o americano Edward O. Wilson disseram que a iniciativa é um passo crucial para entender e proteger a biodiversidade da Terra, ainda pouco conhecida (cerca de 16 mil novas espécies animais são descritas por ano). "Para especialistas, vai ser uma ferramenta de conveniência. Mas, para os que fazem estudos muito amplos, será um recurso mais importante e evitará erros básicos", diz Mário de Pinna, do Museu de Zoologia da USP.

 

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home