Para especialista, jogos eróticos precisam conquistar mulheres

THÉO AZEVEDO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Veterana da indústria de games, Brenda Brathwaite passou 23 dos seus 39 anos de idade envolvida com a criação de jogos eletrônicos. Ela foi uma das líderes no desenvolvimento de Playboy: The Mansion e viu no sexo nos games uma seara para estudar e explorar.

Brathwaite fundou uma mesa de discussão na Associação Internacional dos Desenvolvedores de Games para debater o assunto e, no final do ano, lança nos Estados Unidos o livro "Sex in Videogames". Em entrevista à Folha, ela disse que os jogos eróticos, embora ainda voltados aos homens heterossexuais, têm com trunfo permitir aos jogadores explorar sua sexualidade sem riscos ou tabus.

Folha - O ser humano precisa de sexo nos games?

Brenda Brathwaite - Não precisamos de sexo nos games mais que precisamos nos livros, filmes e músicas, mas ele está aí. É parte integral e essencial da experiência humana e foi influente na obra de Homer ou Shakespeare. Não chega a ser surpreendente que o conteúdo sexual encontre seu caminho na história do games adultos.

Folha - O que é necessário para criar jogos eróticos de qualidade?

Brathwaite - Os melhores games de sexo permitem aos seres humanos interagir com os outros, proporcionando uma série de opções para explorar sua sexualidade e desejos, sem fazê-los se sentir "banalizados".

Atualmente, vários RPGs massivos on-line tem elementos de sexo emergindo --material que os produtores não criaram, mas que surgiram mesmo assim. As pessoas ficam juntas o tempo todo e os MMOVSGs (RPGs massivos on-line de sexo virtual) esperam expandir isso. Além disso, historicamente jogos que aliaram sexo e humor, como a série Leisure Suit Larry, se saíram muito bem.

Folha - Você acha que o apelo dos jogos eróticos é igual para homens e mulheres?

Brathwaite - Não existem jogos eróticos voltados à mulher. Eu procuro mais e mais, apenas para ter certeza, mas eles são todos voltados aos homens heterossexuais.

Folha - O que exatamente uma mulher procura em um jogo sexual?

Brathwaite - Eu poderia dizer que as mulheres buscam algo mais visual, que as permita conversar e conhecer pessoas, provendo um senso de segurança no qual elas se sintam livres para explorar sua sexualidade sem serem perturbadas ou constrangidas.

Vários MMOVSGs que estão em desenvolvimento esperam conseguir isso, porém, ainda há um desafio enfrentado por estes games: as pessoas esperam jogar simplesmente para conseguir alguém. De alguma forma, isso adiciona um grau de promiscuidade que pode causar desconforto às mulheres.

Eu acredito que uma das razões que atraem as mulheres aos RPGs massivos on-line convencionais é que elas podem ter tudo o que citei acima sem expectativas de ficar com alguém.

Folha - As relações virtuais entre homens e mulheres podem migrar para o real?

Brathwaite - Eu penso que as relações on-line refletem as do mundo real, talvez com um pouco menos de risco e um pouco mais de recompensa. Por exemplo: uma mulher pode sentir-se mais à vontade conversando sobre um fetiche com um homem em Second Life e que ela não revelaria à sua melhor amiga.

Os mundos on-line proporcionam um grau de segurança aos jogadores que os permite experimentar seus desejos, escolhas e sexualidade, de várias maneiras.

Folha - Quais possibilidades um jogo pode oferecer para a vida sexual?

Brathwaite - Eu mencionei os MMOVSGs e muitos jogos ainda em desenvolvimento, como Rapture Online e Spend the Night, permitirão a solteiros ou casais explorar sua sexualidade. Os games ainda não são aplicados na área da terapia sexual, mas estou certa de que quando os MMOVSGs foram lançados, muitos serão empregados com esse propósito.

Folha - Os games oferecerão novas maneiras de sexo?

Brathwaite - Não. Cada nova peça da tecnologia, desde a imprensa até a câmera, passando pelo telefone, videocassete e a internet, tornou-se condutora de conteúdo sexual. Qualquer nova tecnologia criada, em 24 horas, é usada por alguém para exibir conteúdo sexual. De qualquer maneira, este novo conteúdo não mudou centenas de anos. Podemos inventar uma nova tecnologia, mas não inventaremos novas maneiras de ter sexo.

Folha - Jogos como God of War não são eróticos, mas têm do gênero. Por que estas possibilidades estão sendo aproveitadas somente agora?

Brathwaite - Porque não podiam fazer isso antes. Os produtores assustavam-se diante do conteúdo sexual por causa das classificações etárias, revendedores e políticos.

Porém, jogos como God of War mostram que o sexo pode ser utilizado nos games. O desenvolvimento das relações humanas e de conteúdo sexual nos games está nos primeiros anos de formação. Temos muito a aprender sobre como reproduzir relações humanas nos games.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home