Site quer salvar os diferentes dialetos ciganos
 


A Universidade de Manchester lança hoje um site destinado a salvar o romani, uma das línguas mais ameaçadas do mundo. A universidade inglesa assumiu a tarefa, inédita no mundo, de transcrever os diversos dialetos dessa língua, falada por pequenos grupos em 42 países europeus.

O site www.llc.manchester.ac.uk/Research
/Projects/romani tem como objetivo permitir a localização dos diferentes dialetos em um mapa-múndi e o internauta poderá escutar transcrições orais.

Acredita-se que dessa forma os ciganos poderão codificar seu idioma, transmitido na maioria das vezes oralmente, e chegar a um acordo sobre sua ortografia.

O professor Yaron Matras, diretor de lingüística romani da Universidade de Manchester, afirma em entrevista ao The Independent que o projeto também tem como objetivo estimular os Governos europeus a preservar esse idioma e sua cultura.

Muitos membros da comunidade romani não têm acesso a computadores, mas os poucos que navegam na Internet descobriram que podem entrar em contato com outros membros de sua comunidade em países distantes como Noruega e Rússia.

Há muitos livros escritos em romani, mas estes são difíceis de serem encontrados. As únicas livrarias especializadas em romani estão em Budapeste e Praga, segundo as fontes universitárias britânicas.

Os especialistas no idioma romani assinalam que ele é parente de idiomas falados no norte da Índia, principalmente o panjabi, o que reflete a origem geográfica desse povo. Os empréstimos léxicos permitem reconstruir a emigração desse povo da Índia para o Ocidente.

Os ciganos de diferentes países europeus têm dificuldades para se comunicar entre si porque cada grupo toma palavras emprestadas do país onde reside.

O povo cigano sofreu perseguição ao longo dos séculos: entre 200 mil e 1,5 milhão deles foram assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Só em dezembro de 2004 os romani foram reconhecidos oficialmente como entidade pela União Européia.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home