Photoshop doméstico reconhece faces

JULIANO BARRETO
Colaboração para a Folha de S.Paulo


Em sua nova versão para usuários domésticos, o Photoshop ganhou ferramentas que pretendem facilitar as tarefas de organização e de edição de imagens. No geral, as novidades são mais curiosas do que úteis, mas o Photoshop Elements 4.0 continua muito superior aos seus concorrentes.

O pacote continua dividido em dois programas (Organizer e Editor). O editor de imagens manteve as duas opções de menus: Standard Edit, que se assemelha ao Photoshop utilizado por profissionais, e Quick Fix, com ajustes pré-configurados.

Nesse último, estão presentes as novas ferramentas de seleção Magic Selection Brush e Magic Extractor. Ambas têm como objetivo recortar elementos de um plano. Servem, por exemplo, para apagar o fundo de uma foto.

A maneira para conseguir tal efeito, porém, é pouco intuitiva, e a falta de precisão das ferramentas obriga o usuário a realizar trabalho dobrado. Além de selecionar amostras de cores que ficarão na imagem, é preciso também escolher as cores que serão excluídas e depois aparar as muitas arestas restantes. Com o tempo, é possível se adaptar à forma de uso da ferramenta, mas ela está longe de ser rápida e fácil de usar.

Mesmo errando a mão nas novas ferramentas, vale lembrar que o Elements 4.0 traz as funções essenciais do Photoshop original, como camadas, filtros e o Healing Brush, pincel para correção de imperfeições. Quem pretende editar fotos amadoras usando o software estará bem servido.

Organização inteligente

Além de criar uma galeria com miniaturas das fotos, o Organizer corrige defeitos automaticamente e reconhece formatos para classificar os arquivos. Ao adicionar novos itens a um álbum, o soft corrige sozinho as imagens, como o efeito de olhos vermelhos. O resultado, como em outros programas, é pouco convincente, mas é possível recuperar a versão original em um clique.

O processo de classificação das imagens também pode ser feito de maneira instantânea. Graças a um sistema de identificação de formatos (Face Tagging), as fotos são classificadas em pastas como People, Places e Events.

Quando o Elements 4.0 reconhece que a imagem possui uma face, ele a identifica e a classifica. Esse tipo de função pode parecer exagero, mas se revela importante para quem tem muitos arquivos.

O Organizer também faz outros ajustes básicos sem precisar do Editor e se revela mais completo do que organizadores de fotos, como o Picasa e o ACDSee.

Datas e preços

O Photoshop Elements 4.0, cujo preço sugerido é de US$ 189, deverá ser lançado no Brasil até o final deste mês. Ele também deverá ser vendido em um pacote que inclui o Adobe Premiere Elements 2.0 e que custará US$ 272. Para mais informações, acesse o site
www.brasil.adobe.com.
 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home