Ciência está perto de obter mapa genético de cavalo puro-sangue

 
Paul Hoskins


Cientistas poderão em breve fornecer a compradores de cavalos de corrida um mapa genético do animal, o que impediria o gasto de milhões de dólares em um puro-sangue que pode nunca ser capaz de competir, afirmou uma junta de importantes pesquisadores na segunda-feira.

Tendo estabelecido que a raça Darley Arabian, um potro saído da Síria há 300 anos, é responsável por 95 por cento dos cromossomos Y em todos os puros-sangues machos, cientistas acreditam que não demorará muito para que seja possível identificar doenças equinas.

"Quando as pessoas gastam milhões em um puro-sangue... seria conveniente olhar o motor também", brincou a doutora Emmeline Hill, da University College London, especializada em pesquisas de genética animal.

"O perfil genético trará um novo nível de informação que não existia antes."

A tecnologia, que permite aos compradores explorarem mutações genéticas que melhoram a performance e evitam doenças que reduzem a carreira de um cavalo de corrida, pode se tornar realidade nos próximos anos, disse Hill.

A pesquisa foi facilitada por dois séculos de registros de criações, ossos antigos de animais campeões e um nível de procriação consanguínea que faz com que os 500 mil puros-sangues do mundo tenham quase todos seus genes originados por apenas 28 cavalos.

"É uma população muito estreita e isso é muito único", disse o professor Patrick Cunningham, da Trinity College de Dublin. O pesquisador é especializado em programas de reprodução de cavalos e outros animais.

Ele acrescentou que a pesquisa pode evitar que os futuros animais sofram de hemorragia pulmonar, que costuma ocorrer durante momentos de estresse.

"As pessoas certamente vão selecionar (os animais) baseando-se nisso", disse Cunningham a jornalistas durante um festival promovido pela Associação Britânica para o Avanço da Ciência.

"Um número significativo de cavalos nunca chega às pistas porque se acidentam no treinamento."

Um registro de 200 anos que identifica linhagens de cavalos puro-sangue, conhecido como Stud Book, fornece um conjunto de informações úteis para a pesquisa que pode em breve começar a estudar os restos de antigos campeões.

"Temos agora as ferramentas em termos de marcadores e mapas genéticos", disse o professor Matthew Binns, da Escola Real de Veterinária de Londres. "Agora essas coleções de ossos de muitos desses puros-sangues nos permitirão estudar alguns desses animais."

Mas uma vez que os genes são considerados como responsáveis por apenas um terço da performance de um cavalo, a produção genética de duplicatas de vencedores ficará fora das regras do turfe e dentro dos domínios da ficção científica.

"Se você clonar o Nothern Dancer e colocá-lo para correr, ele deve acabar provavelmente como mais um cavalo disputando a corrida", disse Cunningham sobre o importante puro-sangue canadense que venceu o Kentucky Derby e é considerado como um dos melhores cavalos do século 20.
 Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home