Brasileiros ganham cartilha de segurança para a internet

da Folha Online

A partir desta terça-feira, os internautas brasileiros têm uma nova versão da Cartilha de Segurança para Internet, elaborada pelo Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil). O conteúdo está disponível no endereço cartilha.cert.br.

De acordo com esse órgão, mantido pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), as principais diferenças em relação à versão anterior da cartilha são a ampliação das definições relacionadas a fraudes, inclusão de novas tecnologias (celulares e PDAs, por exemplo) e criação de nova seção dedicada a códigos maliciosos.

Para entender os perigos da internet, os usuários devem visitar "Fraudes Virtuais", parte da cartilha que explica detalhadamente os diversos tipos de golpes utilizados com freqüência. Já em "Códigos Maliciosos", é possível conhecer detalhes sobre os vírus, cavalos de tróia e spyware, entre outras pragas virtuais.

As informações podem ajudar na prevenção de golpes, já que muitas vezes os piratas virtuais contam com a falta de conhecimento dos usuários para obter vantagens.

Segundo o Cert.br, as fraudes virtuais cresceram 1.313% entre o segundo trimestre de 2004 e o mesmo período de 2005. Em um ano, os incidentes registrados no Brasil foram de 562 para 7.942.


 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home