Risco de segurança da Internet sobe para nível 2

O nível de segurança geral da Internet sofreu uma alteração depois do anúncio de uma falha envolvendo os roteadores da Cisco, por onde passa 60% do tráfego da Internet. O AlertCon, termômetro da Internet Security Systems, que avalia a segurança da Web em todo mundo, está em nível 2, numa escala de risco que varia entre 1 e 4, sendo o último o mais perigoso.

Veja também: Falha em máquinas Cisco pode ser exposta

Na semana passada, um pesquisador de segurança revelou uma falha que permite hackers mal-intencionados tomem conta dos roteadores da Cisco Systems, responsáveis por 60% da Internet.

O alerta "Cisco IOS Remote Code Execution Technique" detalha uma técnica, descoberta pelo ISS X-Force, na qual um atacante poderia remotamente explorar vulnerabilidades já conhecidas no Cisco Internetwork Operating System (IOS) e obter controle total dos dispositivos vulneráveis.

O alerta não documenta nenhuma nova falha ou recomenda medidas adicionais de segurança, mas chama a atenção para o aumento potencial de ameaça de exploração de vulnerabilidade já conhecida. Como medida preventiva, a Cisco e a ISS recomendam aos servidores a aplicação das correções publicadas no mês de abril ou desativar o suporte ao IPv6, caso este não seja necessário.

"É importante que as empresas, cada vez mais, se preocupem com a prevenção contra os ataques via Internet e sempre tenham a preocupação de atualizar e verificar as informações solicitadas pelos fornecedores das soluções", disse o diretor-técnico da ISS para a América Latina, Marcelo Bezerra. A ISS conta com o X-Force, uma equipe de desenvolvedores e pesquisadores em segurança, que desde 1997 descobriu mais de 50% das vulnerabilidades de alto risco em softwares e soluções disponíveis.
 Terra

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home