ONU quer tirar controle da internet dos EUA

SÃO PAULO – Após um ano de pesquisa, a Organização das Nações Unidas, a ONU, recebeu ontem um relatório sobre o futuro da internet. O documento elaborado por 40 peritos convocados pela entidade propõe a internacionalização da rede, que hoje está sob o controle dos Estados Unidos.

Desde que foi criada a internet é controlada pela Corporação para a Atribuição de Nomes e Números na Internet, a Icann. É esta instituição sem fins lucrativos, que está sediada nos EUA, que administra todos endereços eletrônicos da rede no mundo.

No ano passado, a Icann foi muito criticada durante a Cúpula da Sociedade da Informação, em Genebra. Alguns países, exigiram que a rede fosse gerida por uma nova entidade internacional, que seria ligada à ONU. Entre os vários governos que pediram a mudança, estavam China, Brasil, Índia e Quênia.

O relatório da ONU está sendo discutido por 191 países. Em novembro acontecerá a segunda fase da Cúpula Internacional da Sociedade da Informação, onde será tomada uma decisão sobre a democratização da internet.

Edileuza Soares, do Plantão INFO

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home