Mini PC chama a atenção na Computex

Um dos maiores sucessos nesta edição da Computex é o Mini PC apresentado pela AOpen, da Acer. Desenvolvido em cooperação com a Intel, ele tem sido visto como a resposta do mundo PC ao Mac Mini da Apple, embora a empresa taiwanesa negue qualquer relação entre os dois minicomputadores. "A AOpen foi escolhida pela Intel como sócia para desenvolver o produto por ter reconhecida capacidade", afirma o presidente da AOPen, Bernie Tsai.

Veja fotos da Computex

O Mini PC da AOpen está equipado com processadores Intel Pentium M, tem DVD-RW integrado e um disco rígido de 2,5 polegadas. Mede 15 x 15 x 5 cm e é "menor que qualquer modelo similar", garante Vincent Cho, vice-presidente da empresa. "O mais importante é que milhões de usuários Win-tel (máquinas com processador Intel rodando Windows) em todo o mundo já não precisam ter que suportar o desconforto de trocar de sistema operacional apenas para poder aproveitar os modernos computadores miniaturizados", acrescenta.

Com capacidade equivalente à de um PC de mesa, o Mini PC satisfaz a maioria das necessidades dos usuários, diz a AOpen. Ele traz o módulo de comunicação sem fio mini-PCI 804.11 a/b/g e suporte a Bluetooth. Também pode receber e enviar dados sem fio para outros PCs e dispositivos de comunicação como PDAs ou celulares inteligentes.

O novo produto dispõe ainda de conectores DVI, S-Vídeo e YPbPr, podendo conectar-se a HDTV, telas de plasma, grandes painéis de imagem e produtos de áudio de alta definição. Qualquer usuário pode converter o Mini PC em um hub de controle para o centro de entretenimento digital de sua casa, diz a AOpen.

De acordo com reportagem publicada na revista Wired, a Apple não tem o que temer, pois o mercado não espera uma grande demanda pelo "clone". O analista do IDC Roger Kay disse que "os dois aparelhos não ocupam realmente o mesmo segmento de mercado, a não ser que a Apple resolva executar o OS X em um hardware x86". Considerando ainda que o Pentium M e o Windows XP são componentes caros, os analistas consideram difícil, em princípio, que o Mini PC consiga ter preço competitivo em relação aos US$ 499 que custa o Mac Mini.

A Intel mostrou pela primeira vez seu conceito de "mini pc para entretenimento" há cerca de três meses. Na época, afirmou que era "apenas um conceito" e que "era pouco provável que fosse ser fabricado". Não deixa de ser engraçado sugerir que, com a chegada do Mini PC, o Mac Mini terá um concorrente no mercado Wintel. Afinal, lembram os analistas, o Mac Mini foi desenhado justamente para competir neste mercado.
  Terra

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home