Intel prevê banda larga móvel em 2006

A tecnologia emergente de banda larga sem fio WiMax está recebendo atenção séria das operadoras de telefonia fixa e móvel, mas demorará anos para que o mercado de massa venha a adotá-la. A afirmação é de Sean Maloney, diretor da divisão de mobilidade da Intel.

Ele disse que muitos testes estão sendo desenvolvidos, mas a utilização efetiva do WiMax não começará este ano. "Provavelmente veremos ação no período final de 2006, e provavelmente teremos alguns... testes antes disso", disse ele em entrevista à Reuters.

A tecnologia WiMax é vista como sucessora do padrão WiFi de alcance mais longo. O WiMax permite conexão banda larga à Internet em áreas de vários quilômetros quadrados sem necessidade de fios. Por enquanto a transmissão de dados é feita entre pontos fixos de acesso, mas posteriormente, no ano que vem, aparelhos móveis como laptops ou computadores de mão também poderão utilizar a tecnologia.

"A maior parte do mundo não dispõe de infra-estrutura (de banda larga). Para a maior parte do mundo, será assim que eles obterão banda larga", disse Maloney. O executivo afirmou que a maior parte das operadoras de telefonia móvel da Europa estava de alguma maneira interessada em participar do mercado de WiMax, no qual alguns provedores de serviços já começam a oferecer conexões.

O serviço WiMax da operadora holandesa Enertel está disponível em Amsterdã, Rotterdam, Haia, Utrecht e Eindhoven. Pelo final de 2005, sua rede oferecerá cobertura nacional em toda a Holanda.

Surpreendentemente, não são apenas as operadoras de telefonia fixa que vêem o WiMax como maneira de entrar no mercado de serviços móveis. As operadoras móveis vêem o WiMax como alternativa de comunicação sem fio para aliviar suas redes de telefonia móvel de terceira geração (3G), recém-instaladas. Elas poderiam atender os usuários pesados de serviços de dados, reduzindo custos.

Maloney previu que os fabricantes de celulares e as operadoras de telecomunicações devem lançar muitos aparelhos capazes de acesso WiFi nos próximos 12 meses, mas modelos WiMax demorarão mais, porque os chips móveis que os acionariam ainda não estão prontos.

O executivo afirmou que a padronização do WiMax para laptops e dispositivos portáteis, que foi atrasada por causa de disputas tecnológicas, deve começar nos próximos meses.
 Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home