Philips descobre novo material para chips de memória
 


A holandesa Philips Electronics anunciou hoje que seus pesquisadores descobriram um novo material que poderá ser usado na produção de chips de memória com circuitos ultrafinos. O novo material precisa de voltagem muito baixa para alternar entre as fases "ligado" e "desligado", maneira pela qual as informações podem ser guardadas em um chip. Isso torna o material útil para ser usado em futuros processadores que trabalharão com menos energia que os chips atuais.

O material é capaz de manter os dados arquivados mesmo depois que a energia do chip for desligada, como ocorre de maneira semelhante com os chips de memória flash usados hoje em dia em câmeras digitais e players portáteis de música.

"Ao contrário de tecnologias de memória existentes como a memória Flash, o desempenho dessa nova tecnologia melhora, em praticamente todos os aspectos, à medida que seu tamanho se reduz", informou a Philips Research em comunicado, antecipando a publicação do estudo na revista Nature Materials em abril.

O material atenderá aos requisitos de memória que precisa ser inserida em chips por volta de 2007 ou 2008. Nessa altura, os processadores terão circuitos de apenas 50 nanômetros, ante a tecnologia de 90 nanômetros que domina o mercado hoje em dia. Um nanômetro é um milionésimo de milímetro.

O material usado é uma liga semicondutora de antimônio e telúrio, que alterna seu estado quando uma corrente elétrica flui por ela, e depois mantém o novo estado até o próximo fluxo de corrente. Materiais que alteram fases já são usados em CDs e DVDs regraváveis.

Outra vantagem do novo material é que produzi-lo é barato e a alternância entre fases é muito rápida. "É 100 ou 200 vezes mais rápida do que o tempo necessário para programar uma célula de memória Flash, tornando o material atraente como substituto de (memória) DRAM em certas aplicações", afirmou a Philips, terceira maior fabricante de chips da Europa e nona maior do mundo.

A memória DRAM, usada em computadores pessoais, é um tipo de memória que não "lembra" os dados quando a energia é desligada, mas é mais barato produzir esse tipo de chip do que a memória flash.
 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home