Blogs roubam audiência do jornalismo

Os blogs estão ganhando espaço na preferência da população como ferramenta informativa, roubando território dos meios tradicionais de jornalismo.

Isso é o que aponta um estudo conduzido pelo Projeto de Excelência em Jornalismo, instituto de pesquisa afiliado à Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, o jornalismo tradicional está competindo agora com outros modelos - como os blogs - que são "mais rápidos, mais baratos e alternativas menos precisas".

A pesquisa mostra que a filosofia blogger é "publicar primeiro e assumir que o processo de verificação ocorrerá em resposta ao argumento que se seguir".

No entanto, o relatório sugere que organizações noticiosas agora estão tentadas a mudar os padrões de organização das notícias para competir com os novos modelos.

"Os americanos estão deixando de ser consumidores de notícias para atuar como parceiros pró-ativos na criação de suas notícias próprias e personalizadas a cada dia. O jornalismo tradicional é apenas parte dessa mistura", afirma Tom Rosenstiel, diretor do projeto.

O especialista destaca também que as notícias estão deixando de ser organizadas para atuar como uma conversa livre. O processo é mais aberto, mas, paradoxalmente, mais sujeito à manipulação por aqueles que querem moldar a opinião pública.

"Os casos de o governo contratar comentaristas são apenas parte desse fenômeno", afirma.

A revelação do estudo chega ao mesmo tempo em que vários debates vêm à tona a respeito de blogueiros que atuam como jornalistas e se devem ser protegidos como jornalistas.
Macworld

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home