Quadrilha online fez 200 vítimas entre 2004 e 2005

SÃO PAULO - De acordo com a Superintendência da Polícia Federal de Brasília, as quatro pessoas presas ontem (16) pelo desvio de dinheiro via internet fizeram mais de 200 vítimas só entre 2004 e 2005.

Boa parte delas, diz a PF, foi ressarcida. Mas há suspeitas de que a quadrilha atuava desde 1999, contou o delegado executivo da Superintendência da PF, Valmir Oliveira, à Agência Brasil.

Cerca de cinco milhões de reais em fraudes foram confirmados, mas o valor total pode chegar a 10 milhões. A quadrilha desviou dinheiro da conta, da poupança ou de investimentos de clientes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco no DF e em Goiás, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As investigações começaram por causa do alto índice de reclamações dos clientes desses bancos. Foram presos Renato Prata da Silva, apontado como o líder da quadrilha; Sérvio Willhee Rodrigues Pontes e Custódio Jerônimo de Oliveira, que faziam o levantamento de vítimas e os saques; e Amílquer Lemos dos Santos, ex-funcionário da Caixa que atualmente trabalhava numa empresa de informática. Todos moram no Distrito Federal e serão indiciados por formação de quadrilha, furto e estelionato qualificado, violação de sigilo bancário, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e inserção de dados no sistema da administração pública. "Eles serão recolhidos à carceragem da superintendência e estão à disposição do juízo federal da 12º Vara responsável pela expedição dos mandados de busca e prisão", disse o delegado à Agência.

Segundo a polícia, os acusados possuíam bens acima da faixa normal para as atividades que exerciam - o líder, por exemplo, se apresentou como um taxista com bens de alto valor como casa no Park Way (bairro de classe média alta em Brasília), veículos e até embarcações. Alguns imóveis e carros já foram apreendidos por determinação judicial; a PF faz agora o levantamento dos demais bens e também investiga a participação de pessoas que forneceram dados à quadrilha.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home